Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Caravana agroecológica reúne e propaga saberes sobre o cerrado
Agroecologia

Caravana agroecológica reúne e propaga saberes sobre o cerrado

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 12h08 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 07h56

Foram três dias de intensa troca de experiências entre os viajantes

Pessoal da Caravana do Distrito Federal

A II Caravana Agroecológica e Cultural do Centro Oeste teve como tema “A defesa do Cerrado” e reuniu cerca de 200 viajantes na cidade de Goiás entre os dias 22 e 24 de agosto para um grande encontro de troca de experiências, fortalecimento e propagação da agroecologia. Em encontro no largo da carioca, no dia 23, foi realizado um diálogo entre os participantes das múltiplas rotas para que cada um contasse as visitas em aldeias indígenas, hortas comunitárias, assentamentos rurais que trabalham a experiência da agrofloresta, e etc. Os estudantes dos cursos de agroecologia e agronomia do IFG também compartilharam os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aulas práticas.

“Para mim a maior grandeza de um evento desses é a juventude, eu acredito no Brasil por causa deles. Hoje os professores estão indo até nós e isso é uma maravilha, no meu tempo não existia isso. É a juventude quem vai mudar nosso país”, ressaltou o S. Juarez, contador de histórias que tem vários projetos junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) com os assentamentos do estado do Mato Grosso (MT).

Jéssica Pereira, formada em agroecologia pelo Instinto federal de Brasília (IFB), participa da caravana pela segunda vez. “A primeira foi em 2016, e é sempre uma experiência incrível. As rotas que saíram de Brasília foram duas e passaram por vários lugares para conhecer a agricultura familiar, o plantio sem agrotóxico, e foi muito importante para conhecer e ver como isso é possível e necessário”.

O evento foi encerrado no sábado, dia 24, com um grande ato em defesa do cerrado na Praça do João Francisco que teve diálogos sobre temas como os retrocessos na educação, a reforma da previdência, além de feira de troca e oficinas.

Veja mais fotos do evento no Facebook do câmpus

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás