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Formação

Reestruturação Curricular do Ensino Médio Integrado é tema de palestra

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 11h26 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 11h32

O professor Sidinei Cruz Sobrinho ficará todo o dia no câmpus para falar sobre o assunto

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“É importante reconhecer e considerar as especificidades locais, mas também é necessário nos atar aos nós que nos constituem enquanto rede para encontrar caminhos possíveis para aquilo que é o objetivo comum dos Institutos Federais: a formação integral”, com essa afirmação o professor Sidinei Cruz Sobrinho iniciou o dia de hoje, 01 de outubro, que será todo dedicado à discussão sobre as novas diretrizes da reforma do ensino médio que impactará diretamente os projetos pedagógicos do Ensino Médio Integrado.

Toda a comunidade acadêmica do câmpus está convidada a participar. Também estão presentes servidores de outros câmpus do IFG, a pró-reitora de ensino, professora Oneida Cristina Gomes e sua equipe.

Sidinei é graduado em Direito, especialista em Direitos Fundamentais, mestre em filosofia. Atualmente é professor do IFSulriograndense câmpus de Passo Fundo, doutorando em educação e atua principalmente nas áreas de educação profissional, gestão pública, direito administrativo e filosofia. Já foi pró-reitor de Ensino do IF Farroupilha, onde também foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa, diretor de Ensino, supervisor de cursos de pós-graduação, além de ex-coordenador do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Ensino. Ele tem percorrido todo o país com a discussão sobre o currículo integrado, já esteve em mais de 150 câmpus de 34 Institutos Federais. Amanhã, ele estará no câmpus Ceres do IFGoiano.

A formação da parte da manhã é voltada para as possibilidades procedimentais para a elaboração do currículo integrado nos projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados, levando-se em consideração o contexto educacional dos Institutos com suas legislações e normativas. O professor considera como maior dificuldade a mobilização e consciência dos servidores em torno de pontos fundamentais como a identidade institucional, as metodologias de ensino e aprendizagem, a construção de um perfil do egresso e a definição dos conhecimentos, habilidades e saberes a serem transmitidos. “O nosso maior desafio não é a integração do currículo, é a integração das pessoas, a reflexão pautada nos princípios que são comuns a todos e os quais não podemos fugir”.

Na parte da tarde, a formação será voltada aos docentes com o compartilhamento de experiências desenvolvidas em diferentes lugares.

 

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás

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