Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 4º Seminário de Iniciação Científica aproxima estudantes do universo da pesquisa
Ensino

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 10h41 | Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 15h02

Seminário teve programação variada com palestras, apresentações de trabalho, lançamento de livro e sorteio de brindes

“Muitas vezes achamos que a ciência é uma coisa distante de nós, mas o caminho para o conhecimento é algo que está em nosso dia a dia, pela percepção, elaboração de ideias, e principalmente pela curiosidade que é inerente a todos”. Com essa fala o diretor-geral pró-tempore Sandro Di Lima abriu o 4º Seminário de Iniciação Científica do IFG – câmpus Cidade de Goiás que reuniu ontem, dia 15 de março, os estudantes dos cursos médios e superiores para uma reflexão e troca de saberes a respeito da pesquisa científica que é desenvolvida na instituição.

O Seminário ocorreu nos turnos vespertino e noturno e teve uma programação diversa, com palestras, apresentações de trabalhos, lançamento de livro, e sorteio de brindes. O Gerente de Pesquisa e Extensão do câmpus, José Nerivaldo, ressaltou a importância do evento para fortalecer o papel da escola como um ambiente de emancipação. “A escola é um lugar onde a gente deve sonhar e transformar a nossa realidade, lugar que deve abrir a perspectiva de um futuro melhor, de buscar por seu espaço no mundo”.

As apresentações de trabalho ocorreram na tenda, com a participação dos estudantes dos cursos técnicos integrados e superiores. Os seguintes temas foram apresentados: Vivência Ecológica do CTUR-RJ: reflexões sobre a troca de saberes e arte na educação, de Victor Hugo, aluno do Bacharelado em Cinema, e Diogo Souza, professor de agroecologia; Estética da Recepção e Corporeidade no Cinema Expandido, dos alunos Júlio César, Alexandre Bezerra e Yolanda Margarida, estudantes do Bacharelado em Cinema, Maria Clara Viana, do curso técnico em Produção em Áudio e Vídeo, sob a orientação da professora Cristiane Ventura; Que Tipo de Pessoa Você é? Uma visão filosófica sobre o comportamento das pessoas, de Juliano Borges, Lucas Moreira, Lucas Rizzo e Bruna Aquino, alunos do 1º ano de Edificações, sob a orientação do professor Marcelo Jungmann.

Após a apresentação dos trabalhos, a professora Myriam Nogueira lançou seu livro “Hoje é dia de Maria Borralheira”, publicação de sua dissertação de mestrado que faz uma análise das fontes literárias que inspiraram a minissérie “Hoje é dia de Maria”, dirigida por Luís Fernando Carvalho e exibida na Rede Globo em 2005.

No período noturno, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Bruna Cardoso, falou sobre “A ciência na Escola e na Sociedade”, também houve um momento de descontração com o sorteio de brindes para os alunos que participaram da ação promovida pela Comissão Organizadora do Evento em que cada aluno deveria postar a história de um cientista na página do evento nas redes sociais.

Veja mais fotos do evento aqui

Comunicação Social/ Câmpus Cidade de Goiás