Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Plano de oferta de cursos e vagas dos câmpus é pauta de reunião no IFG
Início do conteúdo da página
Gestão

Plano de oferta de cursos e vagas dos câmpus é pauta de reunião no IFG

Criado: Segunda, 09 de Março de 2020, 07h35 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 07h39

Esse documento deverá apresentar a estrutura de oferta de cursos e vagas, além de trazer as possibilidades de expansão da Instituição

imagem sem descrição.

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 6 de março, na reitoria do Instituto Federal de Goiás, foram discutidas as diretrizes e as orientações para a elaboração do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) dos câmpus do IFG. Participaram do encontro, que foi mediado pela pró-reitora de Ensino, Oneida Irigon, servidores integrantes das comissões locais responsáveis por coordenar as atividades relacionadas à elaboração do POCV nas unidades do IFG.  

De acordo com a professora Oneida, “no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição, foi aprovada a elaboração do POCV do IFG. E o encontro de hoje foi realizado para que fosse apresentada a minuta desse plano, além das diretrizes e das orientações para a futura construção desse documento, que deve ser realizada ao longo deste ano. E esse momento é muito especial, pois, com esse trabalho, conseguiremos pensar a Instituição como um todo, tanto no âmbito regional, quanto nacional, levando em consideração as nossas especificidades”, destacou a docente.

 

O POCV

Segundo o documento que norteia as discussões sobre o POCV, esse plano deverá ter como objetivo principal avaliar a atual estrutura de oferta de cursos de Ensino, Pós-Graduação e Extensão, além das vagas ofertadas, a fim de promover os ajustes necessários, bem como avaliar as possibilidades de expansão da Instituição. Como destacou a pró-reitora, “as propostas que forem apresentadas no POCV nortearão o IFG em suas decisões acerca das ofertas, da admissão de servidores e da ampliação de espaço físico da Instituição”.

A construção do Plano de Oferta de Cursos e Vagas do IFG tem como fundamento os documentos legais norteadores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Com esse plano, como destaca Oneida Irigon, será possível pensar a respeito da (re)adequação da oferta de cursos, de modo a reduzir a evasão e a retenção; melhorar a inserção do egresso no mundo do trabalho; além de possibilitar maiores chances de a ocupação profissional exercida pelo egresso ser a mesma da sua formação. Com ele, possibilita-se também um melhor atendimento das ofertas geradas pela sociedade e pelo mundo do trabalho e é possível proporcionar a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, conforme dispõe o parágrafo 3º do artigo 40 do Decreto n. 9.235 (acesse-o aqui).

Encaminhamentos

Dentre os encaminhamentos apresentados na reunião, está o fechamento da proposta de metodologia para que os câmpus já possam começar a trabalhar a minuta de seus planos. Nesse sentido, como pontuou a pró-reitora, os câmpus terão autonomia para trabalhar de acordo com as suas especificidades. “O único critério na metodologia é a garantia da participação de toda a comunidade acadêmica na construção do POCV”, pontuou a pró-reitora.

Além de ter sido fechada a minuta do documento, foi aprovado o cronograma e ficou estabelecido que será realizada uma reunião mensal na reitoria, para possibilitar o diálogo entre todas as comissões e o esclarecimento de dúvidas que eventualmente surgirem.

Para ajudar nesse esclarecimento, ficou agendada a realização de um curso de formação, com os membros das comissões envolvidas no processo de elaboração dos POCVs. O curso será ministrado pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Andrei Zwetsch Cavalheiro, no dia 27 de março. Nele, será apresentada a experiência exitosa do IFSC no que diz respeito a essa questão dos POCVs. O evento deve ocorrer no Câmpus Goiânia Oeste.

No cronograma de elaboração do POCV no âmbito do IFG, ainda está previsto o estudo-diagnóstico sobre a realidade local de cada câmpus do IFG; a elaboração do plano de cada unidade e a sua aprovação; até a sistematização por parte da Pró-Reitoria de Ensino do plano final e a entrega do relatório ao Conselho Superior do IFG, que é a instância competente para analisar, aprovar e incluir o documento no PDI aprovado do período de 2019 a 2023. Para entender essas etapas, confira o quadro abaixo com as ações que serão realizadas ao longo deste ano e como elas serão comprovadas:

 

Ações

Comprovação da Ação

 

Elaboração do Estudo-Diagnóstico

Encaminhamento do Anexo A, B e C para pocv.proen@ifg.edu.br

 

Entrega do estudo para a publicização pela Proen dos documentos produzidos pelos câmpus

Disponibilização no sítio da Proen.

 

 

Apresentação do estudo diagnóstico para a comunidade acadêmica

Encaminhamento da(s) Ata(s) da(s) reunião(ões) para pocv.proen@ifg.edu.br

 

Recebimento e discussão das propostas de elaboração do POCV do câmpus

Publicação em sítio eletrônico da realização do evento, juntamente com relato.

Sistematização das propostas e elaboração do Plano de Oferta de Cursos e Vagas do Câmpus

Entrega do Plano consolidado à Proen.

Avaliação, aprovação e sistematização dos POCVs dos câmpus pela Proen e demais pró-reitorias.

Publicação em sítio eletrônico da data de apreciação dos POCVs  e do resultado final das avaliações e entrega do plano final ao Consup.

 

 

 

 

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria com a colaboração da Proen.

 

Fim do conteúdo da página