Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Divulgado resultado final do Edital Conif n°01/2020 – Enfrentamento à Covid-19
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Divulgado resultado final do Edital Conif n°01/2020 – Enfrentamento à Covid-19

Criado: Terça, 19 de Maio de 2020, 10h39 | Última atualização em Quarta, 20 de Maio de 2020, 11h48

IFG é uma das instituições que teve projeto selecionado para receber recursos da SETEC/MEC

imagem sem descrição.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou o resultado final do Edital Conif n°01/2020 – Enfrentamento à COVID-19. Um dos projetos selecionados foi proposto pelo Instituto Federal de Goiás. A pesquisa selecionada, intitulada “SARS-CoV-2 – diagnóstico molecular e mapeamento do genoma viral em Goiás”, é desenvolvida por servidores do Câmpus Goiânia juntamente com professores, técnicos e estudantes vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Clique aqui para saber mais sobre a pesquisa.

Segundo o Conif, os projetos de pesquisa e/ou extensão inovadores selecionados receberão recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Ao todo serão disponibilizados mais de R$ 6 milhões. Dos quatro projetos que o IFG inscreveu, além do selecionado, outros dois (“Caracterização de águas residuárias para a detecção e avaliação de SARSCoV-2 como ferramenta para monitorar a prevalência de covid-19” e “Desenvolvimento de câmara automatizada para esterilização de EPI e ambientes utilizando geradores de ozônio) foram citados no resultado final do Conif. Contudo, por falta de recursos, não foram selecionados.  

 

Seleção e viabilização de outros projetos

Direcionado a todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o edital do Conif teve como objetivo fomentar iniciativas voltadas ao combate da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. As instituições da Rede Federal foram convidadas a participar do edital, a partir da seleção interna institucional de quatro projetos. No IFG, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) ficou responsável por essa seleção e lançou edital para selecionar projetos de pesquisa ou extensão para o enfrentamento da covid-19.

No total, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professor Paulo Francinete, foram recebidos 16 projetos, e 4 deles foram selecionados para participar do edital proposto pelo Conif (clique aqui para acessar o resultado da seleção interna).

Além dos projetos selecionados para o edital do Conif, o comitê interno, que foi constituído por nove servidores de várias instâncias institucionais de pesquisa e extensão, selecionou um projeto na área de Libras para ser financiado pelo IFG. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, como o valor de financiamento era baixo, o comitê decidiu aprovar o projeto e viabilizá-lo com recursos da Instituição.

Intitulado “IFG Acessível em Libras”, o projeto em desenvolvimento tem o objetivo de produzir informações relacionadas à covid-19 para a comunidade surda. Segundo informações do diretor de Pesquisa e Inovação do IFG, professor Thiago Eduardo Pereira Alves, o projeto se pauta na criação de um aplicativo multifuncional composto por coletânea de vídeos em libras, com temas voltados à saúde física, emocional, relacional e financeira, além de direitos legais e trabalhistas.

De acordo com os desenvolvedores do projeto, o aplicativo terá aba com diversos links de documentos importantes relacionados à pandemia; ícone para interação ente usuários (por vídeo ou texto escrito); ícone que possibilita a criação de fórum, para tirar dúvidas sobre os vídeos; mapa com o endereço e horário de funcionamento das unidades públicas de saúde do Estado de Goiás. A ação é proposta pelo Câmpus Inhumas, mas participarão também do projeto servidores dos câmpus Goiânia, Itumbiara, Anápolis, Formosa, Aparecida de Goiânia e Jataí.

Como destaca o pró-reitor Paulo Francinete, a Instituição pretende levar os projetos que foram apresentados na seleção interna e que não foram contemplados para as instâncias do Colégio de Dirigentes e ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do IFG. “Isso é importante para que vejamos a possibilidade de viabilizar a realização desses projetos com recursos próprios da Instituição, como foi possível com o projeto IFG Acessível em Libras”.

 

Confira o resultado final da seleção do Conif.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página