Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG, em colaboração com outras instituições, organiza doações de cestas de produtos da agricultura familiar
Agroecologia

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 11h46 | Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2020, 20h17

A ação foi organizada pelos docentes dos cursos de agroecologia e agronomia

preparação e separação dos alimentos para composição das cestas

O IFG – câmpus Cidade de Goiás, por meio de uma ação colaborativa com o Núcleo de agroecologia e Educação no Campo da Universidade Estadual de Goiás (GWATÁ/UEG), da Escola família agrícola (EFAGO), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST), Cesta Camponesa e em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiás, organizou a doação de cestas de alimentos agroecológicos.

As professoras que participaram da ação, Iara Pina e Patrícia Tavares explicam que as famílias que produzem alimentos agroecológicos nos diversos assentamentos da cidade e região, nesse momento de pandemia, são solidárias com a população da cidade que está em situação de vulnerabilidade social.

Os alimentos doados foram produzidos pelas famílias do Pré-Assentamento Paulo Gomes (MST de Itapuranga), Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO), Assentamento Serra Dourada, Assentamento Dom Tomás Balduíno, Assentamento Engenho Velho, Comunidade Ruá – todos aqui do município de Goiás.

Cada cesta foi composta por uma diversidade alimentos saudáveis e agroecológicos como arroz, farinha de mandioca, polvilho, leite, banana, pão, biscoito de queijo, rapadura, banana, limão, mostarda, couve, abóbora, mamão, erva cidreira, quiabo, carne de porco, sabão caseiro. Além de alguns itens básicos como macarrão, café, óleoe feijão.

Fortalecer a agricultura familiar é colocar comida de verdade na nossa mesa. É importante procurarmos saber de onde vem a comida que serve nossas mesas e conhecer as mulheres e homens que dedicam sua vida para produzir alimentos”, ressaltam as professoras.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás