Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Possível realização do Festival de Artes em Goiás é discutida com comunidade externa
Artes

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 10h28 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 10h29

Participaram vários segmentos da comunidade vilaboense

Reuniram-se ontem, dia 28 de março, no Quartel do XX a equipe gestora do IFG- câmpus Cidade de Goiás e representantes de vários segmentos da comunidade vilaboense para um diálogo de avaliação sobre o Festival de Artes e construção de uma proposta coletiva de realização da décima quinta edição no município. A previsão é que o Festival ocorra no final do ano, mas a decisão a respeito do local que sediará o evento será tomada por meio de votação no colégio de dirigentes no próximo dia 03 de abril.

Estavam presentes representantes das instituições de ensino: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Espaço Cultural Vila Esperança; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; da Prefeitura Municipal; e de vários segmentos comerciais da cidade.

Foi consenso entre os participantes de que a Cidade de Goiás é o lugar mais adequado para receber o Festival, tanto pelo histórico do evento que teve sua primeira edição na cidade quanto pelas características e princípios que estão ligados à arte. “O Festival é muito importante para o IFG e também para a cidade que respira o mundo da arte”, ressaltou a secretária de Turismo Flávia Rabelo. “Queremos muito que o Festival permaneça em Goiás pois foi aqui que tudo começou”, lembrou Antolinda Borges, responsável pelos museus e igrejas da cidade. Os representantes do segmento comercial destacaram a importância da realização do Festival para movimentar a economia local.

O coordenador de extensão e cultura da UFG, regional Goiás, Gustavo, e a coordenadora pedagógica da UEG, Regina Emos, reconheceram a importância do festival para maior integração entre as instituições de ensino da cidade, por ser um momento propício de firmar parcerias para a construção de ações conjuntas.

“A realização do Festival em Goiás não só tem o intuito de afirmação do câmpus do IFG na cidade, mas também de dar visibilidade e reconhecer a importância da cultural local”, enfatizou o diretor pró-tempore do câmpus, Sandro Di Lima. Os coordenadores dos cursos superiores ofertados no câmpus também ressaltaram a importância do evento como um espaço de aprendizado e de dar visibilidade aos trabalhos dos alunos.

Sandro afirmou que ainda será realizada uma consulta à comunidade interna do IFG antes de encaminhar a proposta de realização do Festival ao Colégio de Dirigentes. Acaso defina-se que a 15ª edição será em Goiás, as próximas reuniões também serão ampliadas para a participação de outros segmentos da comunidade vilaboense, como os artistas locais, para a construção de uma proposta coletiva e participativa.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás