Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aula de campo na Serra Dourada envolve estudantes de Agroecologia

Aula de campo na Serra Dourada envolve estudantes de Agroecologia

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 07h51 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 07h51

Estudantes tiveram contato direto com o bioma cerrado

Os estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia estiveram envolvidos em aula de campo no Parque Estadual da Serra Dourada/ Reserva Biológica Professor José Ângelo Rizzo no último dia 30 de março, quinta-feira. A visita foi uma maneira de ver e sentir o cerrado na prática, com a orientação da professora Viviane Evangelista e do técnico em Agroecologia Carlos de Melo, por uma trilha de 8 quilômetros.

A aula de campo é uma maneira de apresentar aos estudantes conceitos e temas trabalhados em sala de aula de modo empírico, provocando uma mudança na sensibilidade e no olhar sobre a paisagem do cerrado. Segundo a professora Viviane, foram realizadas atividades de reconhecimento das fitofisionomias: “um conteúdo importante para que eles possam ter fundamentação técnica para a proposição de ações de conservação e manejo, focados na ecologia de paisagens do Bioma”. Algumas questões abordadas na aula foi a diferença entre formações vegetais como a vereda e o palmeiral, as especificidades de cada tipo de cerrado como o strictu senso e o cerradão, além das características próprias das árvores do cerrado.

O Parque Estadual da Serra Dourada é uma área de preservação importante para nascentes, mananciais, flora e fauna, o que o constitui como um verdadeiro patrimônio ecológico do Estado. A Reserva Biológica Professor José Ângelo Rizzo, gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), foi criada em 1969, sendo uma base importante para pesquisadores de todo o mundo que desenvolvem pesquisas sobre o bioma cerrado.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás