Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Encerramos um ciclo para seguir um novo caminho”. Certificação dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio reúne estudantes, familiares e servidores
Formatura Técnico Integrado

Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 10h34 | Última atualização em Quinta, 11 de Março de 2021, 09h58

O evento ocorreu de maneira remota por causa das restrições da pandemia

Ao final, os estudantes apareceram para se despedirem

Ontem, dia 24 de fevereiro, os estudantes que encerraram as atividades nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio foram certificados de maneira simbólica num evento que reuniu professores, servidores, familiares e autoridades locais para uma celebração virtual. Ao longo da transmissão participaram cerca de 130 pessoas. Em meio a discursos e vídeos produzidos pelos estudantes, muitos expressaram a emoção no chat do aplicativo, parabenizando e desejando sorte aos novos técnicos formados pelo IFG- Câmpus Cidade de Goiás.

A cerimônia foi conduzida pelo professor Isaú Veloso e contou com a presença dos coordenadores de cada curso: agroecologia – Iara Pina; Edificações- Cibele de Guadalupe; Produção de Áudio e Vídeo – Antônio Evangelista; Artesanato (EJA) – Suzy Milhomem, do diretor-geral Sandro de Lima, do chefe de departamento Leandro Damacena, o prefeito da cidade Aderson Gouveia, além das representantes da reitoria a pró-reitora de ensino Oneida Barcelos e a assessora de relações institucionais Gerley Lopes.

Representando a turma de Artesanato, Maria Edith Tavares contou um pouco de sua história pessoal e como foi importante para ela ingressar no IFG e ter outras perspectivas profissionais e o contanto com professores e colegas. Ela fez uma homenagem a professora Flora Ruiz: “Muito importante em nossa trajetória, eterna gratidão por tudo que nos ensinou, nos acolheu. Essa é apenas uma etapa que está por vir, ao longo dos anos no IFG levamos apenas as boas lembranças”.

Thaynara Procópio, representante da turma de Produção em Áudio e Vídeo lembrou de quando chegaram no IFG em que tudo parecia grande e distante demais, mas que com o passar do tempo se tornou familiar, lamentou pela distância imposta pela pandemia no ano passado, mas agradeceu pela oportunidade de continuarem juntos mesmo que à distância. A professora Meire Lisboa foi a homenageada pela turma. “Ela que nos ensinou as poesias mais lindas e deixou todos nós mais sábios, é professora e também amiga de cada um de nós, teve disposição e amizade por todos esses anos”.

O curso de Agroecologia foi representado pela estudante Verônica Wolpp que lembrou dos colegas que tiveram que desistir do curso e das dificuldades que cada um enfrentou para conseguir concluir a trajetória. “Tivemos experiências inesquecíveis e únicas, infelizmente muitos momentos nos foram privados, mas temos acima de tudo gratidão por aquilo que foi possível. Enfatizo a importância de cada um em nossas vidas”. A professora Fabiana Anderson foi a homenageada.

Ícaro Carneiro, representante de Edificações, ressaltou que o IFG os preparou não só com conteúdos mas também para uma vida de responsabilidades e escolhas. “Nos tornamos pessoas mais aptas para a vida adulta de maneira geral, tivemos vivências em conjunto que nos fizeram perceber como é importante unir, criar laços entre nós e os outros”. A homenagem da turma foi para o professor Rodrigo Mendes.

Todos os coordenadores de cursos deixaram uma mensagem aos estudantes e aos pais, celebrando a oportunidade da troca de conhecimento pelo período em que estiveram juntos. “Agradeço aos pais que confiaram seus filhos a essa instituição, educação é um processo mútuo de aprender e ensinar ao mesmo tempo, obrigada aos estudantes que nos ensinaram tanto”, ressaltou a professora Iara Pina.

O diretor-geral Sandro de Lima lembrou que a importância do vínculo que se construiu entre os estudantes, docentes, servidores e terceirizados. “A educação é sempre o resultado do esforço de muitas pessoas, mesmo aquelas que estão fora da instituição mas que são nossas parceiras. O discursos dos estudantes nos mostra que mesmo com tantos desafios inimafináveis conseguimos contornar”.

O prefeito Aderson Gouveia agradeceu a oportunidade de acompanhar o momento e parabenizou o esforço de pais e estudantes. “Nesse momento difícil de condução da pandemia, numa situação de desgaste que passamos todos, eu parabenizo os pais e os formandos, que eles possam voar e nos ajudar a construir uma cidade melhor, um estado, um país, que possam nos devolver o conhecimento que adquiriam ajudando a melhorar o nosso lugar”.

Depois dos discursos, o nome de cada estudante foi chamado e era pedido para que ligassem a câmera num gesto simbólico. A cerimônia foi encerrada pelo diretor Sandro de Lima agradecendo a participação de todos.

veja mais fotos no álbum do Facebook

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás