Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Longa-metragem produzido por equipe do IFG é selecionado para o FICA

Longa-metragem produzido por equipe do IFG é selecionado para o FICA

Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2017, 09h17 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2017, 07h25

O filme “Terra e Luz” foi dirigido pelo professor Renné França e teve a participação de outros professores e de alunos do Cinema

Set de filmagem na Cidade de Goiás
Fotografia de Geisla Garcia

Pelo segundo ano consecutivo, um longa-metragem realizado por professores de Cinema e Audiovisual do IFG – Campus Cidade de Goiás é selecionado para a Mostra Competitiva Internacional do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) – da qual participam filmes de temática ambiental de países de diferentes partes do mundo. No ano passado, o filme “Taego Ãwa”, co-dirigido pela professora Marcela Borela, com produção do professor Carlos Cipriano e montagem do professor Guile Martins, foi vencedor dos prêmios de Melhor Filme Goiano e Melhor Filme – Júri Popular do FICA.

A secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás anunciou no último dia 27 de abril a lista de filmes selecionados para o FICA 2017. O júri da mostra selecionou 25 filmes, sendo 15 estrangeiros e 10 brasileiros que concorrerão a R$ 280 mil em prêmios. Entre os brasileiros, 4 são goianos. Nessa edição, o FICA traz filmes brasileiros e de mais 10 países: França, Japão, Chile, Irã, Bielorrúsia, Suíça, Rússia, Argentina, México e da Alemanha. Esse ano, a Mostra Competitiva recebeu a inscrição de 363 obras do mundo inteiro.

Sobre “Terra e Luz”

“Terra e Luz”, longa-metragem de ficção com roteiro e direção do professor Renné França e realizado com a participação de outros professores, além de estudantes dos cursos de Produção de Áudio e Vídeo e Cinema e Audiovisual do IFG, é um dos 4 filmes goianos a participarem da competição deste ano. Os outros títulos regionais são “Algo que Fica”, ficção de Benedito Ferreira, “Da Margem do Rio o Mar”, documentário de Rei Souza, e “Real Conquista”, documentário de Fabiana Assis. Os quatro filmes concorrem aos dois prêmios de melhor filme goiano, além do prêmio da votação popular.

O longa “Terra e Luz” recebeu a contribuição de alunos voluntários (Elder Patrick, Victor Hugo Diniz, Julio Cesar Mahr, Rafael Freire, Pedro Otto, Arthur Cintra, entre outros) e foi rodado logo no primeiro ano de funcionamento do curso de Cinema e Audiovisual do IFG, entre setembro e novembro de 2015.

O filme aproveitou como locações as paisagens ao redor da Cidade de Goiás – incluindo a Serra Dourada – além de ter rodado algumas cenas em Aruanã, às margens do Rio Araguaia. “Terra e Luz” tem direção de arte da professora Cris Ventura, direção de fotografia do professor Carlos Cipriano, atuação do professor Marcelo Jungmann, montagem e edição de som do professor Guile Martins – confirmando mais uma vez a tendência de trabalhar coletivamente na criação de longas-metragens entre os docentes do curso.

Elogiado pela crítica em jornais como o Estadão e Diário de Pernambuco, o filme teve sua pré-estreia em janeiro, na Mostra de Cinema de Tiradentes (em Tiradentes, MG), sendo exibido também na Mostra de Cinema Tiradentes-SP (em São Paulo, SP), na Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” e na Bienal Internacional do Cinema Sonoro – BIS (ambas em Goiânia, GO).

O FICA 2017 será realizado entre os dias 20 a 25 de junho. O tema do Festiva é “Cidades Sustentáveis: os desafios do século XXI”

Confira aqui a lista completa dos filmes selecionados

Texto produzido pelo professor Carlos Cipriano