Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG ofertará curso sobre prática docente com crianças migrantes e refugiadas

IFG ofertará curso sobre prática docente com crianças migrantes e refugiadas

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 08h59 | Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 14h01

O curso de extensão ocorrerá entre os dias 14 de outubro e 18 de novembro pela internet

O curso "A prática docente com crianças migrantes e refugiadas" será ofertado pelo IFG-câmpus Cidade de Goiás entre os dias 14 de outubro e 18 de novembro das 19h às 21h de maneira remota como ação de extensão, aprovada no Edital08/2021/PROEX/IFG. Totalmente gratuito, as aulas serão online com atividades na Plataforma Moodle. Ao final, os alunos receberão certificação.

O curso tem como proponente  o servidor técnico administrativo do câmpus Cidade de Goiás, mestre em educação, Rômulo Sousa de Azevedo e conta com a parceria da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Goiás/UFG. Haverá participação de três professores da Cátedra: prof. Dr. João Henrique Ribeiro Roriz; profa. Ma. Suzete Almeida Bessa, e a mestranda em Letras, Daianne Castilho. O curso contará também com a participação da professora Rosalba Del Carmen, venezuelana, atualmente em residência no Brasil. A equipe conta ainda com integrantes que apoiarão o curso na parte administrativa: o servidor do IFG da Cidade de Goiás, Tiago Andrade Garcia, gestor financeiro do projeto, e a aluna do Bacharelado em Cinema, Thamires Fortunato Martins, responsável pelo design do projeto.

O objetivo da ação de extensão é formar educadores para a recepção, inclusão e ensino das crianças migrantes e refugiadas. As aulas serão direcionadas a professores, especialmente da educação infantil e ensino fundamental; pesquisadores da pós-graduação stricto sensu; e estudantes e professores de cursos de licenciatura.

Rômulo explica a urgência de se pensar e difundir o assunto que está tão presente no IFG, pois a instituição abriga estudantes estrangeiros, e também na sociedade brasileira. "O próprio IFG realizou em 2018 um edital específico para o ingresso de refugiados, mas também com o foco no ensino superior. Nós, inicialmente, disponibilizamos 80 vagas mas já nos primeiros dois dias de inscrição apareceram 152 interessados, outro fator que evidencia a necessidade de se desenvolver mais projetos que discutam a presença de crianças migrantes e refugiadas nas escolas brasileiras". Por isso, a equipe planeja a disponibilização das aulas posteriormente no Youtube e também a confecção e distribuição, no próximo ano, de maneira gratuita, de uma cartilha com orientações para professores sobre a recepção, inclusão e estratégias de ensino com migrantes e refugiados.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás.