Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidora do IFG – câmpus Cidade de Goiás realiza pesquisa sobre Educação Patrimonial no Curso de Edificações
Pesquisa

Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 11h34 | Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h04

Como produto da pesquisa, foi elaborada uma cartilha para educação patrimonial aos estudantes do curso

Apresentação do trabalho da servidora Lorena Moraes ao Programa de Pós -graduação da UEG

A Educação Patrimonial no curso Técnico Integrado de Edificações do IFG – câmpus Cidade de Goiás foi o tema da pesquisa de mestrado da servidora técnica administrativa Lorena Moraes que teve seu trabalho aprovado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio – PROMEP da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A pesquisa incluiu aplicação de questionário aos estudantes do curso além da análise das disciplinas ofertadas e teve como produto final uma cartilha com informações sobre o patrimônio histórico material e imaterial, educação patrimonial e sobre o histórico do IFG e do curso de edificações.

Capa da cartilha que será publicada em breve

O Relatório Técnico apresentado à banca examinadora foi intitulado:“Territórios dos Saberes e Fazeres na Cidade de Goiás: a Educação Patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás – IFG, e o produto educacional Cartilha Interativa: “Patrimônio na Cidade de Goiás: um olhar além do edificado”. O trabalho foi aprovado e indicado para publicação. Participaram da banca examinadora: o orientador, Prof. Dr. Neemias Oliveira
da Silva (PROMEP/UEG), a Profª Drª Maria Dailza Conceição Fagundes
(PROMEP/UEG) e o Prof. Dr. Leandro Carvalho Damacena Neto (IFG).

Lorena explica que foi realizada análise do Curso de Edificações, do IFG – câmpus Cidade de Goiás, incluindo as legislações, o Projeto Pedagógico do Curso e das discussões acerca da Educação Patrimonial. “Além da pesquisa documental sobre as escolas profissionais, dos estudos sobre memória, identidade, patrimônio e educação patrimonial, foram aplicados questionários com egressos e profissionais do curso, que apontaram aspectos envolvendo o trabalho com Patrimônio Histórico nas aulas”, explica.

Segundo a pesquisadora, a proposta do produto e do relatório técnico foi a de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos docentes material de apoio pedagógico para ser utilizado nas aulas, não só nas disciplinas que compõem o núcleo específico do curso de Edificações, mas objetivando também uma proposta interdisciplinar, para que temas envolvendo o Patrimônio Cultural possam ser discutidos levando em consideração a realidade conhecida pelos alunos.

A cartilha foi ilustrada pelo aluno Victor Teixeira, do curso de Licenciatura de Artes Visuais, e o projeto gráfico/diagramação feitos pelo professor de Artes, Wagner Falcão Carlos.

Reunião de devolutiva aos estudantes do Curso de Edificações

No último dia 24/11, foi realizada uma roda de conversa dentro da disciplina de Projeto Integrador Orientado (PIO), em que foi apresentada a pesquisa e o produto educacional. Para Lorena, o trabalho contribuirá com o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações, servindo de base para futuras reformulações, a fim de que sejam inseridas as discussões sobre o Patrimônio Cultural dentro da realidade dos educandos, compreendendo que esse patrimônio vai além do edificado.

Em breve a cartilha será publicada e disponibilizada por meio de arquivo em pdf.

Comunicação Social câmpus Cidade de Goiás com informações da pesquisadora.