Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sandro de Lima é empossado para o cargo de diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás
Gestão

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 08h40

Posse foi presidida pela reitora do IFG, professora Oneida Irigon, e foi transmitida ao vivo no canal do Câmpus, no YouTube

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 9 de dezembro, a posse do professor Sandro Ramos de Lima para o cargo de diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás do Instituto Federal de Goiás. A solenidade foi realizada na sede da unidade e contou com transmissão ao vivo no YouTube.

Além do professor e diretor Sandro de Lima, participaram da cerimônia de posse a reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon, e a secretaria municipal de Educação da Cidade de Goiás, Ângela Fonseca, que representou o prefeito do município.

Compromissos e emancipação

Após assinar o termo de posse, Sandro Ramos de Lima, que foi reeleito como diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás para o próximo quadriênio (2021-2025), agradeceu às pessoas que organizaram a solenidade e a todos que estavam presentes. Em seu discurso, o diretor ressaltou que existe um compromisso com outras instituições da região para tornar a Cidade de Goiás um polo universitário, mas lembrou que para isso é preciso criar condições materiais: para essa realização, “é muito importante construir parcerias para que os compromissos se efetivem”.

Sandro, em sua fala, chamou atenção para a importância da emancipação: “nós trabalhamos com a perspectiva da emancipação”. E, nesse sentido, o professor destacou a importância de todos os trabalhadores da região, sobretudo os trabalhadores rurais: “temos compromissos com a emancipação dos trabalhadores e trabalhadoras. Aqui é um território de luta. A construção de relações é essencial para que os trabalhadores do campo possam ser respeitados”.

Falando das dificuldades enfrentadas e que estão por vir neste tempo de gestão, Sandro lembrou que “a educação não é uma questão simples”, mas pontuou que, quando bem trabalhada, “o resultado é extraordinário”. O professor ainda mencionou temas importantes que devem ser pensados durante a sua gestão, como o turismo responsável na Cidade de Goiás, e destacou algo que para ele é fundamental: “lembrar a história dessa região. Reafirmar princípios da memória e da emoção. Contar histórias da cidade”.

Diálogo e história

Um ponto importante no discurso de Sandro foi o foco no diálogo. Como o docente ressaltou, “o diálogo com a Reitoria será fundamental para montar estratégias, para buscar recursos orçamentários e humanos”. E esse diálogo foi algo também reiterado pela reitora do IFG, Oneida Barcelos Irigon. Segundo a docente, é um compromisso da sua gestão “acolher diferenças, fomentar o diálogo e buscar soluções para construir uma Instituição melhor”.

Lembrando a origem e a história do IFG na Cidade de Goiás, com a centenária Escola de Aprendizes Artífices, criada em 1909 pelo então presidente Nilo Peçanha, Oneida falou da importância do Câmpus Cidade de Goiás e da Rede Federal e ressaltou sua alegria por estar presidindo a posse do professor Sandro: “é com muita alegria que estou aqui dando posse ao Sandro. Ele faz parte da história do IFG”.

Destacando a necessidade de neste momento difícil “lutar e resistir diante dos ataques e desafios que estamos enfrentando”, Oneida terminou seu discurso reafirmando um compromisso já destacado por Sandro e desejando sucesso em sua gestão: “que possamos contribuir com a emancipação e o desenvolvimento das pessoas. Que possamos contribuir com a educação, sem perder de vista os compromissos por nós assumidos. Que sua gestão tenha bastante sucesso”.

Perfil do diretor-geral

Sandro Ramos de Lima tem uma longa trajetória no IFG, iniciada nos tempos da antiga Escola Técnica Federal de Goiás. Ele já ocupou vários cargos de gestão, como a direção dos câmpus Anápolis e Águas Lindas em seus processos de implantação, além de ter sido pró-reitor de Extensão da Instituição. No Câmpus Cidade de Goiás, está desde o ano de 2016, quando assumiu a direção interinamente e, em seguida, foi eleito pela comunidade acadêmica.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.