Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG abre inscrições para cursos de autoformação abertos
EAD

IFG abre inscrições para cursos de autoformação abertos

Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 07h44 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 07h44

Pessoas da comunidade externa também podem se inscrever. Cursos são gratuitos e devem ser concluídos até 7 de agosto

IFG oferta 11 cursos de autoformação abertos

Estão abertas a partir desta segunda-feira, 7, as inscrições para cursos de autoformação abertos ofertados pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). São 11 cursos on-line, com carga horária variando de 20 a 60 horas, que podem ser iniciados imediatamente.

Os cursos no formato conhecido como MOOC (cursos abertos on-line massivos, pela sigla em inglês) possuem como tema principal o uso pedagógico das tecnologias digitais. Esta é a terceira oferta de cursos nesse formato pelo IFG, contemplando servidores e estudantes da Instituição, e também pessoas da comunidade externa.

As inscrições permanecem abertas até 7 de julho, mas os inscritos devem concluir o curso para o qual se inscreveu até 7 de agosto. Para se inscrever, é preciso acessar a plataforma IFG Virtual, selecionar o curso desejo e fazer o cadastro. A formação é gratuita e terá certificação.

Confira as informações dos cursos com inscrições abertas:

Docência no ambiente virtual Moodle
Carga horária: 40h.
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Servidores e estudantes dos cursos de licenciatura do IFG, profissionais da educação que necessitem criar e configurar salas virtuais para cursos, disciplinas, projetos no Moodle e outros fins educacionais.

Ambientação para educação a distância
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Estudantes, professores e iniciantes na modalidade.

Informática básica para o estudo on-line
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Estudantes e iniciantes na modalidade

Educação híbrida: reflexão e prática
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Servidores e estudantes dos cursos de licenciatura do IFG e profissionais da educação.

Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs
Carga horária: 30h.
Nível de dificuldade: Básico.

Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas
Carga horária: 20h
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Servidores, estudantes e demais pessoas que queiram conhecer mais sobre a produção de material didático para EaD.

Sala de aula invertida: por onde começar?
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Professores e demais profissionais que queiram entender mais sobre esse tipo de metodologia ativa.

Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Professores, estudantes de licenciatura e demais pessoas que queiram se aprofundar nos fundamentos da EaD.

Videoaulas para EaD: por onde começar?
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Professores e profissionais que desejam compreender como produzir videoaulas para EaD.

Webconferências: os momentos síncronos na prática!
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Professores e profissionais que desejam realizar aulas síncronas e webconferências.

Como desenvolver um curso MOOC no Moodle
Carga horária: 60h.
Nível de dificuldade: Intermediário.
Requisitos: Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (papel de professor/a). Recomendável ter concluído o curso de Formação para Docência no Moodle.
Público-alvo: Profissionais que queiram desenvolver cursos MOOC (autoformação) usando o Moodle.

Conheça a plataforma IFG Virtual de eventos e cursos.

Saiba mais sobre os cursos ofertados.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.