Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG e Secretaria Municipal de Saúde promove encontro entre estudantes do Bacharelado em Agronomia e Agentes Comunitários da Saúde
Ensino

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 14h33 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 14h35

O tema da oficina ministrada pelos Agentes de Saúde foi: “a ciência das plantas e os saberes populares”

Agentes Comunitárias de Saúde ensinaram a fazer xarope fitoterápico

Ontem, dia 07 de abril, foi realizado um encontro entre os estudantes do 5º e 7º período do Bacharelado em Agronomia e os Agentes Comunitários de Saúde do município de Goiás no contexto da disciplina de Agroindústria II, ministrada pela professora Ana Cláudia de Lima. O assunto da conversa foi a importância das plantas e seus compostos para a medicina natural através de remédios fitoterápicos.

A oficina foi ministrada pelos Agentes de Saúde: Paulene Almeida Rodrigues, Dalva Divina de Brito Jubé, Romilda Ferreira da Silva, Thor Anebrian Rapuci Gomes Rodrigues, Weslany Rose Assis Pereira da Silva, Maria de Lourdes Martins Botelho, Gercina Carvalho e Benedita Ferreira Pinto Almeida. A professora Ana Cláudia explica que a história de algumas dessas mulheres com a manipulação das plantas medicinais começou há 25 anos dentro do serviço de saúde outros estão começando nessa caminhada há menos de 1 ano. “O que mostra a importância deste espaço de troca e partilha proporcionando não só para os estudantes mas para os novos agentes sobre o saber da manipulação das plantas medicinais”.

Como produto da oficina foram produzidos dois xaropes a partir das ervas colhidas pelas próprias Agentes que explicaram a importância de cada uma das ervas utilizadas como o hortelã-gordo, hortelã de horta, folhas de laranja, canela, porrete malina, casca de romã entre outros. “Elas produzem os xaropes e entregam para as famílias assistidas por elas, com a Política Nacional do Sistema Único de Saúde de 2006 o trabalho delas ganhou ainda mais importância no ponto de vista de Política Pública”, explica a professora.

Elas também alertaram sobre a importância de se usar as plantas do cerrado com cautela na extração para que elas não sejam extintas e ainda ressaltaram como o uso intensivo dos agrotóxicos tem se tornado um problema para se conseguir plantas que mantenham os seus componentes fitoterápicos. “Foi um momento muito rico, os/as estudantes agradeceram a participação e partilha dos conhecimentos delas”.