Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > EMBRAPA ofertará curso sobre baunilhas do cerrado a estudantes e comunidade externa
Ensino

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 10h09 | Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 10h09

O curso é uma parceria com o Núcleo de Agroecologia (NEPAA) do IFG – câmpus Cidade de Goiás

Ocorrerá na próxima semana, entre os dias 26 e 28 de abril, com atividades teóricas e práticas a capacitação “Produção de baunilhas: uma alternativa viável e suas potencialidades” proposto pela Embrapa. A ação ocorre em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia e Agroecossistemas (NEPAA), com a vereadora Elenízia da Mata e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Goiás. O curso é voltado para as pessoas que coletam, produzem ou comercializam baunilhas na região de Goiás e também para os estudantes do curso de Agronomia que pretendam se aprofundar nos estudos sobre produção e beneficiamento de baunilhas.

O curso está vinculado ao projeto “Banco de Germoplasma, metodologias e capacitação para alavancar a cadeia produtiva das baunilhas brasileiras (Vanilla spp), de importância para a gastronomia, agroindústria e comunidades locais”, coordenado pelo pesquisador Roberto Fontes Vieira da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem como objetivo construir os conhecimentos sobre as técnicas de produção de baunilha para fortalecer a rede de produção e comercialização deste produto. As baunilhas são orquídeas que ocorrem em áreas úmidas do Cerrado. Seus frutos, após o processo de cura, têm alto valor gastronômico devido à essência exalada. Trata-se de uma planta de grande importância cultural e econômica para as famílias agricultoras e comunidades tradicionais em todo estado de Goiás.

A atividade é muito relevante para o NEPAA que tem se aprofundado nos estudos com plantas do cerrado e no desenvolvimento e inovação de produtos alimentícios. “Essa aproximação entre as instituições consolida uma parceria para que sejam realizadas pesquisas entre as instituições, oportunidades de estágios para estudantes e oferta de cursos para a comunidade”, explica o professor Diogo Souza.

Quem tiver interesse em participar das atividades ou em conhecer o trabalho do grupo pode entrar em contato com a professora Aniela do curso de Agronomia por meio do e-mail: aniela.melo@ifg.edu.br ou com o professor Diogo pelo telefone: (62) 99859-3302.