Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG participa de mutirão em escola agrícola

IFG participa de mutirão em escola agrícola

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2022, 11h37 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2022, 11h37

A ação fez parte do evento interinstitucional “Grito e Resistência no Cerrado”

Foram diversas ações em que estudantes de Artes Visuais e Agronomia participaram

Ontem, no dia 19 de abril, dia de memória e reconhecimento ao legado dos povos originários do Brasil e de luta pelos direitos de todas as etnias indígenas, o IFG participou de um mutirão na Escola Municipal Holanda, situada no Assentamento da reforma agrária Holanda, a aproximadamente 22 Km da cidade. A ação está prevista no Projeto Interinstitucional "Grito e Resistência no Cerrado" que na edição especial deste ano, tem por tema "Alimento e Vida".

Pela manhã aconteceu a reconstrução da horta, plantio de hortaliças e plantio de mudas frutíferas no quintal, reparo das cercas e podas de árvores; à tarde, aconteceram as oficinas com as crianças e adolescentes: culinária camponesa, com a receita de pão de abóbora e inhame e produção de xarope de abacaxi; pintura com aquarela, a partir de referências artísticas e a problematização do tema: Alimento e Vida, mediada pelas estudantes estagiárias do Curso de Artes Visuais: Bruno, Karen e Rafaela, além de oficinas de contação de histórias e rodas de conversa com as crianças e comunidade.

Oficina de artes foi ministrada pelos estagiários da Licenciatura em Artes Visuais

O dia terminou com uma grande roda no quintal gramado com apresentação dos violeiros, sanfoneiros, poemas e canções das crianças e uma apresentação de catira. Representaram o IFG neste projeto: as professoras de Agroecologia e Agronomia: Iara e Patrícia; e as de Artesanato e Artes Visuais, Renata falleti e Ana Rita da Silva. Também estiveram presentes estudantes de Artes Visuais (7º Período) e Agronomia (1ºPeríodo), além de toda a comunidade do Assentamento Holanda e vizinhos e autoridades do município como o prefeito Aderson Gouveia e vereadores.

A professora Renata explica que dentre as ações previstas no projeto Interinstitucional "Grito e Resistência no Cerrado" estão a formação pedagógica de professoras/es e estudantes, com o foco na educação agroecológica por meio de experiências ligadas à terra, produções textuais e artísticas, o que resultará em uma publicação (livro) com autoria de crianças e adolescentes de todas as escolas participantes da cidade de Goiás. O momento de fechamento das ações ocorrerá no dia 11 de setembro em que é comemorado o dia do Cerrado.