Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG abre inscrições para dois cursos de especialização na modalidade a distância
Especialização

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 09h02 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 09h02

Ao todo, são ofertadas mais de 520 vagas nos dois cursos. A seleção dos estudantes será feita por meio de análise documental

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu nesta segunda-feira, 16 de maio, as inscrições para a seleção de alunos em dois cursos de especialização: Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) e Tecnologias Educacionais e Educação a Distância. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até o dia 16 de junho, no endereço http://ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/ead. O processo seletivo será realizado por meio de análise documental.

Nas duas seleções, são ofertadas ao todo 520 vagas; 20% delas são destinadas aos docentes do IFG. Os cursos serão iniciados no segundo semestre de 2022 e têm duração de doze meses. As especializações serão realizadas na modalidade de educação a distância (EaD), oferecidas em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Requisitos e inscrições

A seleção dos candidatos será feita por meio da análise dos documentos que comprovem a experiência docente, conforme a distribuição de pontos da tabela de pontuação de experiência presente em cada um dos editais.

Para participar dos processos seletivos, é necessário ter diploma de curso de graduação ou equivalente e comprovar experiência em docência no ensino básico no setor público. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no endereço http://ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/ead . A partir deste mesmo endereço, os interessados devem acessar o link da seleção pretendida e clicar para enviar a documentação exigida nos editais (submissão da documentação comprobatória). As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de junho.

Cursos

O curso “Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT)” tem por objetivo ofertar formação em nível de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância para professores que atuam na educação de nível médio na modalidade de ensino profissional e tecnológica na rede pública. Para o curso, são ofertadas ao todo 300 vagas distribuídas entre os polos UAB das cidades de Formosa, Goiânia, Jataí, Luziânia, Senador Canedo e Uruaçu.

A especialização Docência para a Educação Profissional e Tecnológica destina-se aos portadores de diploma de graduação, preferencialmente bacharéis e tecnólogos, que atuam exclusivamente nos cursos técnicos de nível médio da rede pública de educação profissional e tecnológica e desejam se habilitar para o seu exercício na educação profissional técnica e tecnológica. Para ser concluído, o estudante deverá ser aprovado nas nove disciplinas e realizar um Trabalho Final de Curso (TFC), totalizando 480 horas.

A especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância objetiva ofertar formação em nível de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância para professores que atuam na educação básica da rede pública, visando prepará-los para lidar com as TDICs no contexto da prática pedagógica escolar, considerando as demandas sociais atuais

Para esse curso, são ofertadas 220 vagas, distribuídas entre os polos das cidades de Alexânia, Aparecida de Goiânia, Goianésia, Jataí e Senador Canedo. Para finalizar o curso, o aluno deverá ser aprovado nas 10 disciplinas, incluindo a realização de um Trabalho Final de Curso (TFC), totalizando 420 horas.

É importante lembrar que, segundo os editais, as atividades presenciais, nos dois cursos, serão realizadas no polo para o qual o candidato se inscreveu e foi selecionado. Os encontros presenciais acontecerão de acordo com o planejamento de cada disciplina e em conformidade com a disponibilidade do Polo de Apoio Presencial.

Classificação

A classificação preliminar dos candidatos será divulgada no dia 4 de julho. Recursos contra essa classificação poderão ser apresentados no dia 5 do mesmo mês. O documento com a classificação final será divulgado no dia 8 de julho. O edital complementar com as informações sobre as matrículas deve ser divulgado no dia 13 de julho.

Acesse os editais e outras informações sobre as seleções:

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.