Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CONEPEC inicia hoje com Simpósios no IFG
Início do conteúdo da página
Conepec

CONEPEC inicia hoje com Simpósios no IFG

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 11h14 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 11h18

O evento vai até sábado, dia 20 de agosto, com vasta programação

participam estudantes das três instituições de ensino superior da cidade
participam estudantes das três instituições de ensino superior da cidade

O IFG-câmpus Cidade de Goiás começou o dia hoje movimentado com estudantes que vieram participar dos Simpósios que deram início à programação do X Conepec (Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura). O evento é uma das principais ações  acadêmico-científicos da cidade de Goiás e mobiliza a participação de docentes, discentes das três Instituições de Ensino Superior aqui sediadas (UFG, IFG e UEG), como também de Instituições e organizações da sociedade civil. Tem por objetivo central propiciar reflexões sobre a construção do conhecimento no ambiente acadêmico em sua necessária e permanente relação com a sociedade, reconhecendo e valorizando suas contribuições para a compreensão da realidade brasileira contemporânea.

O tema de sua décima edição é "Meu sonho é ser gente: interfaces da fome", uma menção direta à declaração de Rosângela Sibele quando, em setembro de 2021, foi libertada da detenção sofrida por furtar comida para seus filhos. O evento intenciona provocar o debate crítico sobre o acirramento e intensificação da estrutural desigualdade social que nos marca como país, a qual nos levou a figurar novamente no mapa da fome, bem como sobre os compromissos éticos e políticos da produção do conhecimento; da formação acadêmica profissional - organizada pelo tripé ensino, pesquisa, extensão/cultura no enfrentamento e transformação de tal conjuntura.

Discussão sobre Economia Solidária na biblioteca do IFG

 

Hoje no IFG ocorreram os seguintes seminários: "Combate ao racismo e ações afirmativas na educação: leis de cotas raciais (12.711/2012) e do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação do Brasil (10.639/2003 e 11.645/2008)" no pátio com a participação da professora do IFG Renata Falleti que falou sobre sua pesquisa e as ações na Instituição para a inclusão do ensino da história africana e indígena na grade curricular dos cursos; na biblioteca ocorreu o Simpósio sobre a "Economia de Francisco e Clara e a economia solidária: um futuro socialmente inclusivo e solidário";  e na sala de aula "I SIMPÓSIO PET VILA BOA: “Perfil do Acadêmico - currículo lattes”.

A programação de hoje segue à tarde com outros simpósios e oficinas. Confira a programação completa no instagram do evento @conepec

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página