Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CONEPEC inicia hoje com Simpósios no IFG
Conepec

CONEPEC inicia hoje com Simpósios no IFG

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 11h14 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 11h18

O evento vai até sábado, dia 20 de agosto, com vasta programação

participam estudantes das três instituições de ensino superior da cidade

O IFG-câmpus Cidade de Goiás começou o dia hoje movimentado com estudantes que vieram participar dos Simpósios que deram início à programação do X Conepec (Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura). O evento é uma das principais ações  acadêmico-científicos da cidade de Goiás e mobiliza a participação de docentes, discentes das três Instituições de Ensino Superior aqui sediadas (UFG, IFG e UEG), como também de Instituições e organizações da sociedade civil. Tem por objetivo central propiciar reflexões sobre a construção do conhecimento no ambiente acadêmico em sua necessária e permanente relação com a sociedade, reconhecendo e valorizando suas contribuições para a compreensão da realidade brasileira contemporânea.

O tema de sua décima edição é "Meu sonho é ser gente: interfaces da fome", uma menção direta à declaração de Rosângela Sibele quando, em setembro de 2021, foi libertada da detenção sofrida por furtar comida para seus filhos. O evento intenciona provocar o debate crítico sobre o acirramento e intensificação da estrutural desigualdade social que nos marca como país, a qual nos levou a figurar novamente no mapa da fome, bem como sobre os compromissos éticos e políticos da produção do conhecimento; da formação acadêmica profissional - organizada pelo tripé ensino, pesquisa, extensão/cultura no enfrentamento e transformação de tal conjuntura.

Discussão sobre Economia Solidária na biblioteca do IFG

Hoje no IFG ocorreram os seguintes seminários: "Combate ao racismo e ações afirmativas na educação: leis de cotas raciais (12.711/2012) e do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação do Brasil (10.639/2003 e 11.645/2008)" no pátio com a participação da professora do IFG Renata Falleti que falou sobre sua pesquisa e as ações na Instituição para a inclusão do ensino da história africana e indígena na grade curricular dos cursos; na biblioteca ocorreu o Simpósio sobre a "Economia de Francisco e Clara e a economia solidária: um futuro socialmente inclusivo e solidário";  e na sala de aula "I SIMPÓSIO PET VILA BOA: “Perfil do Acadêmico - currículo lattes”.

A programação de hoje segue à tarde com outros simpósios e oficinas. Confira a programação completa no instagram do evento @conepec