Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Filmes de estudantes do IFG estarão no FICA 2017

Filmes de estudantes do IFG estarão no FICA 2017

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 09h12 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 14h45

Dois filmes de estudantes do IFG câmpus cidade de Goiás são selecionados na 15ª Mostra ABD Cine Goiás

A Associação Brasileira de Documentaristas – Seção de Goiás (ABD-GO) divulgou nesta segunda-feira (5 de maio) o resultado da seleção dos curtas-metragens que este ano competem pelos prêmios destinados exclusivamente aos filmes goianos, dentro da programação do 19º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Dois filmes realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo estão entre os selecionados e terão sua estreia no circuito de festivais durante o próximo FICA, que acontecerá de 20 a 25 de junho.

“Procura-se Marina” é um filme sobre a adolescência feminina e foi roteirizado e dirigido pela aluna Yolanda Margarida, do 5º período de Cinema e Audiovisual. O curta foi realizado entre fevereiro e maio deste semestre como exercício para a disciplina Realização Cinematográfica II – Ficção, ministrada pelo professor Carlos Cipriano. Também integraram a equipe do curta os estudantes de cinema Morgana Assunção (assistente de direção), Elder Patrick (direção de fotografia e montagem), Pedro Otto (direção de arte), Arthur Oliveira e Viviane Goulart (produção) e Marcelo Andrade (som). O papel de Marina (protagonista do filme) é também interpretado por uma estudante do 1º ano do curso Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo, Elem Moreira, que, atuando pela primeira vez, revelou-se uma atriz talentosa.

Por sua vez, “Estou na Cachoeira” é um documentário que foi realizado no segundo semestre do ano passado, tratando-se do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes da primeira turma do curso Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo. O filme, orientado pelos professores Marcela Borela, Carlos Cipriano e Renné França, acompanha a rotina de Césio – guia turístico que trabalha na Cachoeira e Mata das Andorinhas, unidade de conservação ambiental localizada próxima à Cidade de Goiás. Neste documentário trabalharam os estudantes hoje egressos Lucas Matheus (que assina a direção do filme), Andressa Soares (produção e som) e Gabriel Araújo (assistente de câmera). Também fizeram parte do grupo que realizou o filme os estudantes Marcos Paulo Cruz (direção de fotografia) e Geraldo Cesário (montagem), que atualmente estão matriculados no 1º período do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – Campus Cidade de Goiás.

Os dois curtas-metragens concorrem a mais de dez prêmios a serem concedidos pela 15ª Mostra ABD Cine Goiás, entre eles, o de melhor ficção e de melhor documentário, respectivamente.

Parabéns aos estudantes do IFG!