Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto "Tem um quilombo nas trilhas da cidade" realiza segunda atividade

Projeto "Tem um quilombo nas trilhas da cidade" realiza segunda atividade

Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 09h07 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 09h29

A atividade contou com a participação de estudantes, docentes e comunidade

Criança da comunidade faz captação de imagens

No último sábado, 25/03, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas, de Gêneros e Sexualidades do IFG-Câmpus Cidade de Goiás realizou a segunda atividade do projeto de pesquisa e extensão “Tem um quilombo nas trilhas da Cidade de Goiás”. Mais uma vez foi utilizado o método Inventar com a diferença que realiza produções audiovisuais com a participação da comunidade.

O projeto tem uma metodologia itinerante que consiste em percorrer as casas dos moradores da comunidade. Neste último sábado foram visitadas as residências de Cladionice e Cleonice Marques da Rocha e seus filhos e sobrinhos, Thaline Joana, 20 anos, Lunaine, 17 anos e Huandriel, 7 anos.

A professora Ádria Borges explica que nesta etapa chamou muito a atenção da equipe o comprometimento das crianças, adolescentes e jovens quilombolas. “A poética do recorte que fizeram ao manejar as filmadoras, máquinas fotográficas e gravadores de sons, fazendo a opção por registrarem o que era mais importante para cada um/a deles/as, na comunidade”. Um dos participantes, Heytor Gabryel, solicitou à equipe que o acompanhasse até a igreja Santa Bárbara porque estava interessado em registrar a vista a cidade a partir deste ponto. “Ao subir as escadarias da igreja, Heytor lançou o olhar sobre a cidade e gritou acompanhado de um sorriso largo, antes de clicar para a fotografia: Goiás, faz uma pose!”

Outro participante, Victor Gabriel, ao avaliar sua participação na atividade disse que queria agradecer a comunidade quilombola por trazer novas oportunidades de aprendizado. “Nesses dois últimos sábados venho aprendendo muito e quero continuar aprendendo mais e mais. Sou muito grato pela oportunidade que estou tendo e acho muito interessante esse projeto continuar. Agradeço a todos vocês pela oportunidade e essa nova mudança”, ressaltou.

O projeto é coordenado pelos professores Carlos Cipriano e Ádria Borges com a participação dos membros da Associação Quilombola, representada por Fernanda Faria, Willyandria, Roselane, Karla, Jeferson, Vytoria Crystina, Eleusa, Claudia da Mata e a vereadora Elenizia da Mata, em parceria com os professores Marcelo Lima e Janete Rego da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Participam desta etapa intitulada "Inventar com a diferença: História, Memória e Identidade" os estudantes Maiari Iasi, Alexandre Neves, João Gabriel, Henrique Borges, Roger Martins, Helena Caetano, Luana Passarinho, Isa Agla.Também participaram Yuri da Rocha, de 18 anos e filho da Claudia M. da Rocha, e sua sobrinha Sofia de 5 anos e os filhos da Jéssica Cardoso, Heytor Gabryel de 12 anos e Lueynny Lucynda de 10 anos e o neto da Roselane Mendes dos Santos, filho da Karla Cristina, que são membros da diretoria da Associação Quilombola, Victor Gabriel M. Rocha de 14 anos que fez a opção por entrevistar sua bisavó, Dona Nair Fagundes Santos de 85 anos.