Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da Licenciatura em Artes Visuais são contemplados no PIBID/IFG

Estudantes da Licenciatura em Artes Visuais são contemplados no PIBID/IFG

Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 09h49 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 11h05

Os estudantes atuam no IFG e em mais duas escolas públicas do município

Núcleo Mestre Nhola - PIBID Licenciatura em Artes Visuais - IFG Cidade de Goiás.

No último edital PIBID (EDITAL Nº37/2022-PROEN) com chamada pública em abril de 2023 se candidataram estudantes da Licenciatura em Artes Visuais do Câmpus Cidade de Goiás, sendo a primeira vez que o curso foi contemplado, foram 24 estudantes bolsistas, organizados em 3 instituições de Educação Básica: Escola Municipal Mestre'Nhola, sob a supervisão do professor Judivan Alves Ferreira; Lyceu de Goyaz Alcide Jubé, sob a supervisão da professora Messias Ferreira da Silva e no próprio Câmpus Cidade de Goiás, sob a supervisão do professor Paulo Reis Nunes.

Núcleo Lyceu de Goyaz Alcide Jubé - PIBID Licenciatura em Artes Visuais - IFG.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFG) é uma parceria do IFG com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que proporciona bolsas para as estudantes iniciantes na licenciatura; docentes das escolas parceiras de Educação Básica, enquanto supervisores; coordenação de área, docente da licenciatura, responsável pelo subprojeto e a coordenação institucional. O objetivo principal do PIBID é contribuir com a interação entre os cursos de licenciatura do IFG e as escolas públicas de Educação Básica, aumentando o nível de articulação entre eles, propiciando ao professor em formação, logo no início do curso de graduação, a experiência de imersão no contexto real da educação.

O PIBID possibilita que estudantes tenham o entendimento sobre o  funcionamento da realidade escolar, uma formação com maior qualidade que incidirá em escolhas futuras relacionadas às metodologias a serem utilizadas em sala de aula, no relacionamento docente/discente e nos processos de ensino e aprendizagem de Artes Visuais.

Segundo a professora Renata Faletti, a participação no Programa é um esforço coletivo da equipe de trabalho na Licenciatura "sob a coordenação da professora Flora Alves Ruiz e o apoio administrativo do servidor Samuel Siqueira Rufo. As atividades estão no terceiro mês de vigência, sendo notável a contribuição a nível de formação acadêmica, profissional, bem como à permanência dos estudantes no Curso. Temos a expectativa de caminhar rumo ao alcance dos objetivos do Programa".