Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > NAPNE oferta formação em Educação Inclusiva à comunidade acadêmica
NAPNE

NAPNE oferta formação em Educação Inclusiva à comunidade acadêmica

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 07h16 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 07h22

A intenção foi apresentar o histórico de atuação dos Núcleos

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) ofertou na última quarta-feira, dia 16/08, uma formação aos profissionais que atuam no IFG - câmpus Cidade de Goiás. A atividade sobre Educação Inclusiva contou com a presença da professora Drª Ana Beatriz Machado, coordenadora do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). O momento também foi oportuno para a apresentação de Hellen Araújo, profissional que passa a compor o NAPNE - Cidade de Goiás, com experiência em Atendimento Educacional Especializado.

Desde sua implantação, em 2018, o NAPNE atua junto a estudantes da educação especial (aqueles que possuem algum tipo de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação) e também junto aos docentes para  auxiliar nas adaptações que se fazem necessárias no ambiente escolar, além de buscar melhores condições de permanência e garantir aos estudantes o direito a uma educação de qualidade. As ações de formação para os servidores e para a comunidade em geral também fazem parte das atribuições do Núcleo e estão presentes no plano de ações construído pela equipe.

Para a coordenadora do NAPNE, Nádia Alves Pinheiro, o momento formativo realizado na quarta teve o objetivo de fortalecer o NAPNE e ajudar os servidores a compreenderem um pouco mais do histórico do NAI e dos NAPNES, do papel institucional e de alguns documentos que norteiam a política de inclusão e acessibilidade do IFG, "além de compreenderem o que é o Atendimento Educacional Especializado e as atribuições dos profissionais que atuam nessa área", ressalta.

Saiba mais sobre o NAPNE