Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão do IFG participa de Mostra de Cinema de Ouro Preto

Projeto de extensão do IFG participa de Mostra de Cinema de Ouro Preto

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 11h42 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 11h42

Produções realizadas no Projeto Inventar Goyaz fazem parte da programação da 12ª CineOP

O projeto Inventar com a Diferença nas Escolas de Goiás (Inventar Goyaz), realizado neste semestre por uma equipe de professores, servidores e estudantes do IFG Câmpus Cidade de Goiás, foi selecionado para a 12ª CineOP (Mostra de Cinema de Ouro Preto) e participará da programação do Festival em três momentos diferentes, entre os dias 22 e 24 de junho.

A ação de extensão do IFG será primeiramente apresentada em uma mesa de debates de projetos audiovisuais educativos selecionados para o Seminário Educação da CineOP, a ser realizada na quinta-feira, dia 22 de junho, no auditório do Centro de Convenções de Ouro Preto. Nesta mesa, os professores coordenadores do Inventar Goyaz apresentarão um resumo dos resultados obtidos com o projeto, que atualmente faz parte do cotidiano de dez escolas públicas de Goiás, metade delas localizadas em distritos ou na zona rural do município.

Dois vídeos produzidos por escolas participantes do Inventar Goyaz também serão exibidos na programação da Mostra Educação da 12ª CineOP. Na sexta-feira, dia 23 de junho, o vídeo “Escola Vale do Amanhecer, de Calcilândia”, será exibido no Cine-Teatro. E no sábado, 24, será a vez do vídeo “Minuto Lumière no Distrito de Uvá” ganhar a tela do Cine BNDES na Praça, produção realizada por estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Walter Engel e pela professora Ariádine Cristine Noronha.

Mostra de Ouro Preto

A Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma iniciativa pioneira no circuito brasileiro de festivais e mostras de cinema, que se propõe a ser um instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual em diálogo com a educação. Toda a programação do festival é estruturada em torno de três temáticas de atuação: Preservação, História e Educação, que convergem a cada edição em suas preocupações conjuntas para o aprofundamento de fatos históricos, do saber audiovisual e da preservação junto à sociedade brasileira.

Inventar Goyaz

O projeto Inventar Goyaz é coordenado pelos professores de cinema do IFG, Marcela Borela e Carlos Cipriano, com o suporte dos servidores do IFG – Campus Cidade de Goiás, Emicléia Pinheiro (Pedagoga) e Gabriel Rocha Madeira (NPD Goiás). Participam do projeto como bolsistas estudantes das três turmas do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG (Geraldo Cesário, Victor Hugo dos Santos, Sankirtana Darma, Matheus Leandro e Morgana Assunção), estudantes da Licenciatura em Artes Visuais do IFG (Igor Felipe e Sângela Garcia), do curso de Direito da UFG (Roberta Caiado), do Bacharelado em Serviço Social da UFG (Ana Paula Duarte) e da Licenciatura em Educação do Campo da UFG (Márcia Cristina).

Conheça a programação completa da 12ª CineOP

Texto produzido pela equipe do Inventar Goyaz