Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Artes Visuais fazem visita técnica para explorar arte urbana em Goiânia
Ensino

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 10h51 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 10h58

A visita foi no último sábado, dia 16/09, e passou por diversos lugares da capital

No último sábado, dia 16/09, estudantes e docentes da Licenciatura em Artes Visuais estiveram em visita técnica em Goiânia cujo tema foi "Explorando as Expressões da Artes Urbana".  A atividade teve como objetivo principal explorar a rica cena de arte urbana da cidade, com foco especial no muralismo, suas diversas expressões e seu impacto na paisagem urbana.

Os professores explicam que a visita possibilitou que os alunos entendam que a arte urbana desempenha um papel vital na paisagem da cidade. "É também um meio de contar histórias, promover a inclusão social e enriquecer o ambiente em que vivemos. O muralismo, em particular, é uma manifestação poderosa dessa forma de arte, pois transforma edifícios e espaços públicos em telas gigantes, permitindo que os artistas compartilhem suas visões e inspirações com um público vasto e diversificado".

Os professores que guiaram a visita foram Alemar Moreira e Ana Rita da Silva. O roteiro da visita incluiu os seguintes lugares: Campeli (Av Anhanguera) onde os participantes tiveram a oportunidade de observar a arte urbana em fachadas comerciais e galpões. O papel da arte urbana na transformação de espaços urbanos comuns em galerias a céu aberto;  Beco do Codorna, local icônico, é exemplo de como espaços negligenciados podem ser revitalizados com arte urbana. Os murais coloridos, grafitagens e intervenções artísticas deram vida ao beco, tornando-o um local de encontro para artistas e amantes da arte; Espaço Cultural Cora Coralina, onde os estudantes tiveram a oportunidade de explorar a Exposição: Goiânia Mostra Curtas em Cartaz e apreciaram as obras de arte que adornam o espaço; Martin Cererê, espaço de encontro cultural e artístico é um ponto de referência em Goiânia. Os estudantes puderam observar as intervenções artísticas no entorno deste espaço cultural que refletem a diversidade de estilos e técnicas da arte urbana; Bosque dos Pássaros onde foi feita uma pausa tranquila da agitação da cidade e os estudantes puderam refletir sobre como a arte urbana pode se integrar harmoniosamente com a natureza.

Durante a visita Daniel Abreu dos Santos, conhecido como Damchargista, estudante de Artes Visuais e artista urbano, compartilhou suas experiências e perspectivas sobre a arte urbana. O professor Alemar explica que a experiência do estudante trouxe uma dimensão prática à discussão. "Ele mostrou  como os artistas de rua podem usar sua criatividade para transmitir mensagens e reflexões sociais". O professor ainda explica que a visita proporcionou aos estudantes do IFG uma visão profunda da rica e diversificada cena de arte urbana da cidade. "Além de uma compreensão mais ampla de como essa forma de expressão desempenha um papel fundamental na moldagem da cultura e das identidades urbanas. Foi uma jornada enriquecedora e inspiradora que reforçou a importância da arte urbana na nossa sociedade contemporânea".