Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG terá participação ativa no FICA 2017
FICA 2017

IFG terá participação ativa no FICA 2017

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 11h16 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2017, 11h06

Professores ministrarão palestras e minicursos, estudantes vão expor trabalhos e participar de oficinas

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) 2017 inicia amanhã, dia 20 de junho, com uma ampla programação que envolverá a comunidade acadêmica do IFG em diversas atividades. Serão expostos trabalhos em forma de instalações, performances e vídeos; feira de artesanato; palestras e cursos ministrados por servidores; além da oportunidade única de os estudantes participarem da programação oficial que envolve temas inerentes às formações técnicas. O filme produzido por docentes e estudantes do bacharelado em Cinema “Terra e Luz” também será exibido dentro da Mostra Competitiva do Festival no dia 22, às 18h, no Teatro São Joaquim e no Cine Cora Coralina na UEG.

A Mostra ABD Cine Goiás, que ocorre no dia 21 das 19h30 às 21h no Teatro São Joaquim, exibirá dois filmes produzidos por estudantes do Bacharelado em Cinema: “Procura-se Marina”, dirigido por Yolanda Margarida, e o documentário “Estou na Cachoeira” de Lucas Mateus Prado.

Esse ano o IFG ganhou um espaço na programação do FICA destinado somente às atividades realizadas em parceria com a instituição. Até o dia 25 de junho, final do Festival, serão muitos eventos em diferentes locais da cidade. Na galeria L'ateliê do Beco, no dia 21 ocorre a abertura de três exposições que contam com a participação do professor de Artes Visuais Samuel Rodrigues e com trabalhos dos estudantes: Instalação “A alquimia do agronegócio e os peixes voadores”, instalação vídeo sonora: “águas suspensas de Goiás e do Cerrado”, e a exposição dos trabalhos produzidos pelo professor e outros artistas.

No dia 21, às 20h30, no teatro São Joaquim haverá exibição de performance da Orquestra de objetos ordinários composta por estudantes do IFG.

Entre os dias 21 a 23 de junho, das 09h às 12h, na UEG, a oficina “Adaptação Literária para TV ou Cinema: a hora dos ruminantes” será ministrada pela professora Myriam Nogueira. Nesses mesmos dias, das 08h às 12h o professor Diogo Souza ministra o minicurso para formação de professores: “Saberes do Corpo e do Ambiente”, na Vila Esperança.

De 21 a 25, das 09h às 18h, haverá feira de artesanato dos alunos do IFG em parceria com a Associação dos Artesãos, na Praça do Chafariz. À partir das 10h no Museu das Bandeiras, tem a Cine Instalção “Enxovia Forte”, dirigida pela professora Cris Ventura.

No dia 23, às 17h, na Praça do Chafariz, ocorre a performance “Água Preta” da professora Naira Rosana com a participação das docentes Ádria Borges e Viviane Evangelista.

Dentro da Programação oficial, dia 21, às 11h no Teatro São Joaquim, o Fórum de Cinema, Mesa 1 com a temática “Desafio da produção audiovisual em Goiás”, terá a participação dos professores Renné França, diretor do filme “Terra e Luz”, e da professora Marcela Borela, que divide a direção com seu irmão Henrique Borela do filme Taego Ãwa, vencedor do prêmio do Júri popular no último FICA.

O tecnólogo em Agroecologia Carlos de Melo e a professora Viviane Evangelista ministram a oficina “Escola Sustentável” nos dias 21 a 23, das 09h às 12h, na Escola Municipal Santa Bárbara.

Veja a programação completa do FICA 2017

Comunicação Social/Câmpus Cidade de Goiás