Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do câmpus participam da Fecin e Sict

Estudantes do câmpus participam da Fecin e Sict

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 08h01 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 08h04

Foram apresentados trabalhos em diferentes áreas do conhecimento

Estudantes apresentaram trabalhos orais, pôsteres e exposição de fotografias

Ocorreu, na semana passada, a 1ª Feira Integrada de Ciência (Fecin) e o 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG (Sict) em Goiânia. O câmpus Cidade de Goiás participou do evento apresentando trabalhos em diferentes áreas e formatos, como pôsters, comunicação oral e exposição. Junto à comitiva de Goiás foram os estudantes do Colégio Estadual Alcides Jubé com o trabalho "Escorpião e a cultura Maker". O evento ocorreu entre os dias 18 e 19 de outubro no HUB Goiás, um espaço do Governo do Estado de Goiás.

Dentro da Fecin foram apresentados os seguintes trabalhos:

1. Dentr"Vape mania: um diálogo necessário por meio da análise de composição química

Orientadoras: Profa Karla Ferreira Dias Cassiano e Profa. Thaisa Cardoso Nascimento Borges

Discentes:

- Maria Julia Soares Ferreira Da Silva, 3º ano de Edificações.

- Giuliano Fleury de Santana, 3º ano de Produção de Áudio e Vídeo

2 . Química Forense: revelando impressões digitais

Orientadora: Maria Eugênia de Oliveira Ferreira

Discentes:

- Ana Carolina Lima Fernandes, 3º ano de Agroecologia

- Vitória Cristina Ribeiro Magalhães, 3º ano de Agroecologia

- Samylla Cristine Pereira De Souza, 3º ano de Agroecologia

3. Exposição Fotográfica "O Corpo no ateliê de Artes Visuais"

Orientador: Prof. Paulo Reis Nunes

Coorientadores: Clara Eduarda Martins de Castro Silva, Thaís dos Santos Corrêia e Tatiane de Aguiar Franco

Discentes: João Lucas Rodrigues de Bastos, 1º de Agroecologia

Anna Luyza Ataídes Souza, 1º ano de Produção de Áudio e Vídeo

No 16º Sict os estudantes do câmpus expuseram os seguintes trabalhos:

1. Criação do Atlas digital da fruticultura em Goiás, orientado por Aniela Campos

2. Aproveitamento dos resíduos da colheita de guerobeira para a produção de bioenergia, orientado por Carlos de Melo

3. Aproveitamento dos resíduos de poda urbana para produção de bioenergia, orientado por Carlos de Melo

4. Cinética de fermentação e análise da qualidade da bebida fermentada de duas espécies de Araticum, orientado por Maria Eugênia Ferreira

5. Impactos e tendências de divulgação científica no Brasil pelo Twitter, orientado por Maria Eugênia Ferreira

6. Desenvolvimento de bebida fermentada a partir do araticum do cerrado e araticum do brejo, orientado por Maria Eugênia Ferreira

A estudante Vitória Magalhães, do 3º ano de agroecologia disse que gostou muito da experiência, sentiu-se estimulada a ter mais criatividade w interesse pela ciência, a desenvolver suas habilidades científicas, a trabalhar em equipe. " O objetivo principal da nossa pesquisa era analisar os padrões e tendências nas informações compartilhadas por revistas científicas nacionais no Twitter. Além disso, buscamos identificar quais temas científicos geraram maior interesse e engajamento ao longo do tempo nessa plataforma de mídia social. Minha experiência na feira de ciências do IFG foi incrível, pude compartilhar minhas descobertas com os visitantes e outros participantes. Apresentar nosso trabalho para os avaliadores e visitantes foi desafiador, mas também muito gratificante. Além disso, fiquei impressionada com a criatividade e a dedicação dos meus colegas expositores. A feira de ciências foi uma oportunidade valiosa para aprimorar minhas habilidades de comunicação e aprender com os outros". Vitória fez ainda um agradecimento especial à orientadora Maria Eugênia por proporcionar a ela e a outras estudantes essa oportunidade.

Maria Eugênia Ferreira que orienta diversos trabalhos e é coordenadora acadêmica do IFG-câmpus Cidade de Goiás acompanhou a participação dos estudantes ressaltou a importância enriquecedora que momentos como esse proporciona aos estudantes. "Nossos alunos não apenas tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, mas também de compartilhar vivências com estudantes de outros campi e instituições. Esse momento acentuou minha apreciação pelo impacto que eventos como este podem ter no aprendizado dos nossos alunos e na nossa conexão com a sociedade".

Veja mais fotos da participação na Fecin e Sict em nossas redes sociais.