Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Agroecologia participam de oficina “Escola Sustentável”
Agroecologia/ Fica 2017

Estudantes de Agroecologia participam de oficina “Escola Sustentável”

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 10h42 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 10h47

A realização é uma parceria entre o IFG, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a organização do FICA

Hoje, dia 23, é o ultimo dia da oficina “Escola Sustentável” que está sendo realizada na Escola Municipal Santa Bárbara desde o dia 21 com a participação dos estudantes do Curso Técnico em Agroecologia como aprendizes e monitores. A intenção é desenvolver, a partir dessa formação, um modelo de escola sustentável que deve ser expandido para outras escolas do município como continuidade de um projeto mais amplo. A oficina é ministrada pelo tecnólogo do IFG Carlos de Melo, a professora do IFG Viviane Evangelista, Márcia de Paula, professora do Centro Universitário de Mineiros, e Bernadete Jank da Emater.

A temática produz uma reflexão sobre o que é uma escola sustentável em diferentes perspectivas e como isso pode ser implementado no cotiano escolar de maneira simples com pequenas ações como o cultivo de horta, a compostagem, o reaproveitamento de água. “Essas ações podem fazer parte da prática de ensino na escola, é uma proposta inicial, mas que deve ser só o começo de outras intervenções, hoje trabalhamos com materiais acessíveis para começar, mas a intenção é aperfeiçoar as ações com a instalação de placas de aquecimento solar por exemplo”, ressalta Carlos de Melo.

“A intervenção no espaço escolar é para atender também às necessidades pedagógicas com a ideia do cuidado pelas questões ambientais que deve estar presente em todos os lugares, nossa casa, nosso quintal e também na escola. Essa interface entre teoria e prática é muito importante, também estamos pensando no espaço lúdico para as crianças brincarem e aprenderem no jardim”, explica Márcia de Paula que mostra técnicas de jardinagem e constrói um minijardim com a ajuda dos alunos

Participam da oficina, além dos estudantes do IFG, professores da escola Santa Bárbara, outros docentes da rede pública de ensino, e alguns técnicos administrativos da Universidade Federal de Goiás que se inscreveram pelo FICA.

Veja mais fotos da oficina no facebook

Comunicação Social/ câmpus Cidade de Goiás