Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG recebe comunidade em ação dentro da SNCT 2017
SNCT 2017

IFG recebe comunidade em ação dentro da SNCT 2017

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 11h31 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 11h41

“Ocupa IFG” recebeu cerca de 200 alunos de outras escolas

Planetário móvel montado no IFG recebeu vários estudantes

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia incluiu ontem, dia 26 de outubro, a visita de alunos de outras escolas às atividades ofertadas no evento. Segundo o professor José Rogério foram cerca de 200 estudantes da cidade e de outros municípios. “É muito importante receber a comunidade nesse evento, pois a ciência tem que ser construída com a prática e vivência e não apenas na teoria, não pode estar separada da vida e da realidade”, ressaltou ele.

As estudantes Maria Vitória e Mária de Fátima da cidade de Heitoraí ainda não conheciam o IFG e gostaram da experiência. “Gosteimuito do espaço, e a parte que mais me chamou a atenção foi o minhocário construído pelos alunos de agroecologia. Também gostei das artes, e das palestras sobre plantação de milho, banana e caju”, afirmou Maria de Fátima.

O programa de rádio “Momento IFG na Comunidade”, exibido semanalmente pela rádio Vila Boa FM e produzido pelos professores Flávio Gomes e José Rogério, foi transmitido diretamente do IFG ontem com a participação de estudantes de agroecologia e áudio vídeo que contaram como é a experiência de estudar no IFG e convidaram a população a conhecer e participar das oficinas. “ São várias oficinas que mostram como são os cursos para os futuros alunos que virão pro IFG como plantas medicinais, jardins, oficinas de tranças, além de exposições de fotografia e manejo de hortas e mudas”, explicou a estudante Marcela, do 3º ano de agroecologia.

O gerente de Pesquisa e Extensão do câmpus, José Nerivaldo Pimenta, lembrou que a SNCT é uma maneira de aproximar o IFG e comunidade, o que para ele é a essência da extensão. “O evento traz a marca do que é ser Instituto Federal, a educação deve ultrapassar o ensino de sala de aula, superar a distância entre o aluno e a prática e para isso é necessário o convívio com a sociedade, o que é a extensão? Abraçar a comunidade e ser abraçado por ela, e é o que esse evento busca”.

No período da tarde e noite, a grande atração da SNCT 2017 foi o planetário móvel e a observação de corpos celestes com telescópios. A ação é uma parceria entre o IFG, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Clube de Astronomia Cecília Payne.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás