Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Trajetória de Dom Tomás é tema de Mesa Redonda no IFG
4ª Semana Dom Tomás

Trajetória de Dom Tomás é tema de Mesa Redonda no IFG

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 10h23 | Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 11h23

O evento reuniu os estudantes do período noturno

“A trajetória de Dom Tomás Balduíno e a teologia da libertação” foi o tema da mesa redonda realizada ontem, dia 26 de abril, no salão de eventos do IFG – Câmpus Cidade de Goiás. O objetivo, além da formação sobre o tema, também foi sensibilizar a comunidade acadêmica para a participação na 4º Semana Dom Tomás Balduíno que ocorrerá na próxima semana, 02 a 05 de maio, com a mobilização de várias instituições e segmentos sociais.

A abertura foi realizada pela estudante da Licenciatura em Artes Visuais Neusa Moreira que recapitulou as principais lutas de Dom Tomás. Em seguida, Sérgio Campos, aluno de Artes Visuais fez uma apresentação artística da canção “Peregrino das estradas” de composição de Frei Mingas que fala da reforma agrária em Goiás.

O professor José Nerivaldo Pimenta, gerente de pesquisa e extensão do câmpus, expôs a trajetória de Dom Tomás ligada à teologia da libertação na igreja católica e o contexto local e mundial das lutas sociais que surgiram no período da expansão do capitalismo industrial, expulsando os trabalhadores do campo. “Vivemos um momento difícil de tentativa de apagamento das memórias, as informações nos chegam de maneira fragmentada e superficial, O IFG deve contribuir para uma avaliação crítica e ampla da realidade histórica e social”, destacou.

Quem foi Dom Tomás Balduíno?

Bispo emérito da Cidade de Goiás, fundador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), aviador e frade dominicano, Dom Tomás lutou durante toda a sua vida pela defesa dos direitos humanos, sobretudo dos pobres da terra: indígenas, sem terra, posseiros, agricultores tradicionais e quilombolas.

Saiba mais sobre a programação da 4º Semana Dom Tomás Balduíno

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás com informações da organização da 4ª Semana Dom Tomás Balduíno