Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Diriti de Bdé Buré” é selecionado para o 18º Goiânia Mostra Curtas
Cinema

“Diriti de Bdé Buré” é selecionado para o 18º Goiânia Mostra Curtas

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 11h19 | Última atualização em Quinta, 30 de Agosto de 2018, 08h38

O filme é dirigido por Silvana Belini, aluna do bacharelado em Cinema

Foi selecionado, para ser exibido na Curta Mostra Goiás, o filme “Diriti de Bdé Buré”, documentário etnográfico dirigido pela estudante do Bacharelado em Cinema, Silvana Belini. O 18º Goiânia Mostra Curtas é um festival tradicional que ocorre anualmente em Goiânia. Neste ano a data de realização será entre os dias 02 e 07 de outubro no Teatro Goiânia.

Diriti de Bdé Buré é um documentário etnobiográfico que revela o conflito com a memória de Diriti, mulher indígena mestra ceramista que trabalha com a feitura da boneca Karajá na aldeia Bdé Buré em Aruanã, noroeste de Goiás. O curta mostra as relações intraetnia envolvidas na feitura das imagens, numa perspectiva de continuidade da cultura, além da manutenção econômica. Foi realizado dentro do Ciclo de Realização em Documentário do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG e é dirigido pela aluna Silvana Beline e também conta com a participação dos estudantes Matheus Amorim, Sankirtana Dharma, Carminha Lombardi e Rafael Freire.

Premiação

O documentário ganhou o prêmio João Bennio de melhor filme goiano na 20ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), ocorrido neste ano na Cidade de Goiás. Além da premiação na Mostra Competitiva, o documentário levou os prêmios da Mostra ABD de melhor som, para Sankirtana Dharma (estudante que fez a captação do som) e Guile Martins (professor que fez a finalização e mixagem de som); e de direção de fotografia, para Matheus Leandro (estudante).

Na ocasião, a estudante Silvana fez questão de agradecer o envolvimento dos docentes e dos colegas e de ressaltar a importância do IFG na Cidade de Goiás. “Eu quero agradecer muito os professores e colegas que contribuíram com extrema competência e dedicação e também enfatizar a importância do IFG para nossa formação e seu papel essencial, enquanto instituição pública”.

Confira aqui a Programação do 18º Goiânia Mostra Curtas

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás