Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Socioeducandos do Case-Formosa participam de oficina ofertada pelo Núcleo Incubador do Câmpus
Extensão

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 22h14 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 19h15

Ainda estão previstas mais oito oficinas, a serem ministradas por outros parceiros, até o fim do ano, no Case

Equipes do Case-Formosa e IFG, juntas em oficina sobre impressora 3D

O projeto de extensão Socioeducação Empreendedora teve início efetivamente na tarde desta sexta-feira, 18 de agosto, com a primeira prática ofertada a dez jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Formosa. O projeto é uma parceria entre o Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), Multincubadora da Universidade de Brasília (UnB) e Case-Formosa e ocorre desde setembro do ano passado, com encontros formativos para a equipe.

Núcleo Incubador explica funcionamento da impressora 3D

A oficina Produção de Materiais com Impressora 3D foi ministrada pelo Núcleo Incubador do Câmpus. O professor Afrânio Furtado de Oliveira Neto e os estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Erik Takeshi Miura e Naoki Rafael Miura, acompanhados do gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), Bruno Quirino Leal, explicaram sobre o funcionamento da impressora 3D, mercado e possibilidades de rendimento.

Para os socioeducandos, o projeto representa novas oportunidades para mudança de vida. J.V.S., jovem que deseja se tornar professor, define a proposta de empreendedorismo como engajar-se “em alguma coisa diferente, abrindo uma oferta que geralmente não tem no mercado”. E o uso da impressora 3D, para ele, seria uma possibilidade.

M.V.N.A.B., participante da oficina aprovado no concurso público de uma prefeitura goiana recentemente, acredita que a educação pode apontar caminhos. “Espero a possibilidade de ganhar um norte, seja o norte dos estudos, tecnologia, para a gente continuar desenvolvendo coisas novas”, declarou o socioeducando, que, após a oficina, já tinha em mente o negócio que gostaria de gerir com a impressora 3D. “É uma oportunidade ímpar de abrir um pólo dos produtos”, afirmou. “A gente chega aonde quiser, mas com força de vontade. Se tiver força de vontade, você vai longe”, complementou.

Oficinas

Socioeducandos participam de oficina

Os garotos recebem informações técnicas nas aulas práticas sobre temas variados, que apresentam possibilidades de atuação e rendimento. “A gente vai fazer um ciclo de oficinas para ver se sentem estimulados com algumas delas e, a partir disso, trabalharem com isso no futuro”, justificou o coordenador da Gepex.

Já estão agendadas as oficinas de Bioconstrução, Terráreo para Suculentas, Aquarela em Algodão e Produção de Geleias. Outras quatro, com datas ainda não definidas, entrarão na oferta: Formatação de Computadores, Montagem de Computadores, Pintura de Parede e Revestimento de Pisos.

OFICINA

Bioconstrução

Terráreo para Suculentas

Aquarela em Algodão

Produção de Geleias

Projeto

Sob a coordenação do professor Diego Alves Rodrigues, o projeto de extensão Socioeducação Empreendedora tem como objetivo principal propor a educação profissional empreendedora em sistemas de atendimento socioeducativo, como o Case, para ofertar ao jovem menor de idade a oportunidade de viver em sociedade pelo trabalho. Para isso, recebe recursos oriundos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFG, por meio do Edital nº 2/2022.

A ação pretende, dentre outras coisas, reforçar o valor e o uso das competências empreendedoras dos jovens em medida socioeducativa; desenvolver a capacidade de autorreflexão sobre o eu, o outro e o mundo; estimular as inteligências múltiplas nas atividades pedagógicas; orientar a inserção e fomentar a ação no mundo do trabalho.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Projeto Socioeducação Empreendedora terá, nesta terça-feira, 18, primeiro encontro

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa