Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conif lança edital de intercâmbio no Japão para estudantes de cursos técnicos integrados
Intercâmbio

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 08h54 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 10h10

No Câmpus Goiânia, alunos dos técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica e Telecomunicações podem participar da seleção

O Sakura Science High School Program  levará dez estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de curta duração no Japão.

O Sakura Science High School Program levará dez estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de curta duração no Japão. As regras para participar constam no Edital Conif/AI nº 1/2019, lançado na quinta-feira, 15 de agosto, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). No Câmpus Goiânia do IFG, uma pré-seleção será realizada pela representação das Relações Internacionais (RI), localizada junto à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex).

Podem participar estudantes com 16 anos ou mais, regularmente matriculados no 4º ano de curso técnico integrado ao ensino médio de instituições vinculadas ao Conif em um dos eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Industrial. No caso do Câmpus Goiânia, podem participar alunos dos seguintes cursos técnicos integrados: Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica e Telecomunicações.

Além disso, o estudante deve apresentar rendimento mínimo de 80% nas disciplinas cursadas (média global) e certificação internacional de proficiência em inglês, com nível mínimo B1 (ou declaração emitida pelo IFG atestando a proficiência). O candidato não pode ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente e precisa apresentar carta de anuência da instituição.

Pré-seleção local
Até esta quinta-feira, 29 de agosto, os alunos do Câmpus Goiânia interessados na oportunidade devem reunir toda documentação prevista no item 5.1.2. "Critérios classificatórios" do edital e entregar na Gepex do câmpus. Na manhã do dia 30, sexta-feira, às 9 horas, o candidato deve comparecer à Gepex da unidade, para participar de uma dinâmica de aferição do nível de proficiência em língua inglesa.

O resultado local da seleção será encaminhado para a Coordenação de Relações Internacionais (RI), na Reitoria do IFG, no dia 2 de setembro. De acordo com o representante da RI no Câmpus Goiânia, Luciano Perilo, no dia 3 está prevista uma curadoria com as possíveis 14 candidaturas (uma de cada câmpus do IFG) para escolha do perfil selecionado de um aluno, que será enviado ao Conif, para então participar da seleção nacional, que escolherá os 10 intercambistas.

Mais informações podem ser obtidas com o representante de Relações Internacionais no Câmpus Goiânia, Luciano Perilo, pelo telefone: 3227-2884 (GEPEX), ou por e-mail: luciano.perilo@gmail.com.

Confira todas as informações do edital na página do Conif.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, com informações do Conif