Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do Câmpus Goiânia inicia com abertura da 3ª Turweek
SECITEC 2022

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 10h30 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 14h19

Evento que marcou a abertura da Secitec trouxe o resgate da história da área de Turismo e Hospitalidade no IFG

Mesa de abertura oficial do evento.

A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Cultura do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, a Secitec, iniciou nessa segunda-feira, 7 de novembro, com a abertura da terceira Semana de Turismo e Hospitalidade – Turweek. O evento é um dos que compõem a programação da Secitec do câmpus, como a Semana da Matemática, a Amostragem e o Dia D do Estágio, e conta com diversas atividades até o dia 11 de novembro. A comunidade externa, bem como o público interno da Instituição, podem se inscrever para participar gratuitamente.

Confira fotos da Secitec 2022.

A roda de conversa Turismo e Hospitalidade no IFG: passado, presente e futuro, atividade da 3ª Turweek, com mediação do coordenador do Bacharelado em Turismo, Leonardo Ravaglia, abriu as atividades da Secitec 2022. A mesa diretiva foi composta pela professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Mad’Ana Desirè Castro, pelos professores da área de Turismo e Hospitalidade, Giselia Lima e José Carlos de Carvalho, além da diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira.

Durante a roda de conversa, os docentes convidados contaram a história da área de Turismo e Hospitalidade que iniciou na Instituição ainda nos tempos de Cefet e segue atualmente com três cursos ofertados em modalidades distintas, como o técnico integrado em Cozinha, o Bacharelado em Turismo e a pós-graduação lato senso em Gestão de Serviços de Hospitalidade. A professora Mad’Ana contou que o começo da oferta de curso nessa área abriu portas para que outros da área de humanidades se instalassem e ocupassem espaço na Instituição, que tradicionalmente era conhecida pelo ensino técnico na área de exatas.

A diretora Adriana dos Reis, que participou da trajetória da área de Turismo e Hospitalidade do IFG, reforçou a importância de se conhecer a história dessa área e afirmou que o objetivo é pensar perspectivas futuras, principalmente na área de estágios, mercado de trabalho e pesquisa.

Secitec

A Secitec do Câmpus Goiânia conta com mais de 60 atividades, dentre palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, exposições, mesas redondas, feiras de estágio e apresentações culturais. A semana é um dos principais eventos institucionais por reunir estudantes, servidores, colaboradores e a comunidade externa em torno de discussões e ações que têm como foco a valorização da Ciência, da Tecnologia, da Cultura e da Inovação.

Tendo como tema o bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, a Secitec do Câmpus Goiânia integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A programação completa está disponível no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep), onde é possível também se inscrever para garantir a participação.

Participantes prestigiam momentos culturais e de integração na abertura do evento.

Semana de Turismo

A terceira edição da Turweek aborda o tema Histórias, memórias, cultura e formação de profissionais de Turismo e Hospitalidade. A ideia, de acordo com a coordenadora do Laboratório de Turismo do Câmpus Goiânia, professora Renata Fleury Curado Roriz, é proporcionar experiências culturais, turísticas e gastronômicas, despertando um novo olhar tanto do trade turístico quanto das comunidades interna e externa para os cursos da área de Turismo e Hospitalidade ofertados pela Instituição.

Além disso, Renata completa que a proposta dessa terceira edição é promover várias atividades práticas para estreitar laços entre os participantes. “Pensamos em atividades mais práticas, principalmente porque essa é a nossa primeira edição depois do ensino remoto adotado devido à pandemia. Nossa última edição foi online, em 2021. Essa, de 2022, vem reafirmar o evento”, completa.

As atividades da Turweek serão sempre no período noturno e estão contempladas dentro da programação geral da Secitec 2022 do Câmpus Goiânia. Dentre elas, ocorre no dia 8 de novembro, às 19 horas, a oficina gastronômica inspirada no filme Viva, a vida é uma festa, da Disney, com os professores Alcyr Viana (gastronomia) e Lorena Ribeiro (espanhol). Eles vão abordar a cultura mexicana fazendo quatro preparos típicos da festa do Dia dos Mortos, comemorado no México. Também no dia 8 haverá roda de capoeira, oficina de marketing de conteúdos com ideias para atrair viajantes, relatos de experiência e muito mais.

Confira todas as atividades acessando a programação completa da Secitec 2022.

Confira fotos do evento.

Coordenação de Comunicação do Câmpus Goiânia do IFG.