Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Jataí articula parcerias com as Redes Estadual e Municipal de Educação
REUNIÃO

Câmpus Jataí articula parcerias com as Redes Estadual e Municipal de Educação

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 10h28 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 12h02

O Câmpus Jataí promoveu na tarde desta terça-feira, 2 de abril, reunião com representantes das Redes Estadual e Municipal de Educação em Jataí. O encontro teve como objetivo ampliar a interação do Instituto Federal de Educação (IFG) com os demais entes da educação no município a partir do Pós-Graduação, da Semlic, da Extensão e dos Estágios Obrigatórios.

Representaram o IFG,  a diretora-geral do Câmpus, professora Mara Rúbia Morais; a gerente de Pesquisa pós-graduação e extensão, professora Marluce Silva Souza; o coordenador do programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Paulo Henrique Souza e o presidente da comissão organizadora da XVI Semana de Licenciatura, professor Rodrigo Marinho. A Secretaria Municipal de Educação foi representada pela secretária, professora Jeane Idalina Bonifácio. Já a coordenadora Regional de Educação, professora Vilma Feitosa, representou a Educação Estadual.

A professora Mara Rúbia abriu a reunião ressaltando a relevância da articulação “é fundamental que nós nos articulemos para o cumprimento da função social das nossas Instituições e, especialmente, do Plano Municipal de Educação de Jataí”, afirmou. Os representantes do IFG, apresentaram os principais pontos de articulação possíveis, a partir da Pós-Graduação, da Licenciatura, dos Projetos de Extensão, além da realização de estágio obrigatório.

O presidente da comissão organizadora da XVI SemLic, Rodrigo Marinho, apresentou informações sobre a temática, data de realização e estrutura preliminar do evento, que ocorrerá em outubro de 2019. O professor solicitou às gestoras das redes municipal e estadual que apresentassem demandas formativas dos docentes, que possam ser contempladas pela programação da SemLic. As gestoras indicaram algumas demandas e se dispuseram a prosseguir com o diálogo com a comissão do IFG.

A Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professora Marluce Sousa, descreveu alguns projetos de extensão, já realizados pelo Câmpus junto às escolas estaduais e municipais, bem como alguns projetos em fase de cadastro, que poderão ser estendidos às escolas públicas de Jataí. As gestoras Jeanne Bonifácio e Vilma Feitosa assinaram anuência à participação das suas respectivas redes de ensino nos projetos apresentados, que incluem ações de letramento para nativos e refugiados, uso de tecnologias, Clube de Ciências, Encontros Interdisciplinares, Redação para o Enem, entre outros.

O coordenador do Curso de Mestrado em Educação Profissional para Ciências e Matemática do IFG, professor Paulo Henrique de Souza, se colocou à disposição para um diálogo com os professores das redes municipal e estadual, a fim de se divulgar os produtos gerados pelo Curso de Mestrado Profissional do IFG. O professor também fez alusão à importância da participação dos professores das redes como estudantes no curso de Mestrado ofertado pelo Instituto. Foi indicada também a possibilidade de participação dos professores do Estado e do Município em eventos sobre os temas da Inclusão e produção de materiais didáticos, que serão realizados pelo Curso de Mestrado do IFG no mês de junho.

Ao final da reunião, foram feitos diversos encaminhamentos sobre os pontos de pauta e sobre outros temas indicados pelas gestoras das redes municipal e estadual. As ações serão realizadas no decorrer do ano de 2019 e também incluem atividades de planejamento para uma atuação conjunta do IFG com as redes públicas de ensino nos próximos anos.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí