Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Cidade de Goiás > Notícias do Câmpus Cidade de Goiás > Comunidade acadêmica se prepara para receber estudantes

Comunidade acadêmica se prepara para receber estudantes

Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 11h07 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 07h56

Programação inclui palestras, capacitações e realização de planejamento

Chefe de departamento, Leandro Carvalho, fez a abertura da programação do dia

Desde ontem, dia 30 de julho, os servidores técnicos administrativos e docentes do IFG- Câmpus Cidade de Goiás participam da Semana de Planejamento 2019/2 que tem como tema: “Construindo saúde com ações compartilhadas”. A programação inclui palestras, rodas de conversa, capacitação, oficinas e um momento para planejamento acadêmico e administrativo das ações para o segundo semestre letivo que se inicia amanhã, dia 01 de agosto, com a recepção aos estudantes.

“Estamos reunidos para pensar os desafios que estão propostos para nós nesse semestre, temos ações a serem desenvolvidas em vários âmbitos como a implementação do projeto de eficiência energética no câmpus, a mudança para a plataforma digital de nossos processos e documentos administrativos, além da reestruturação curricular com a reforma do ensino médio e a busca pela ampliação de nossas matrículas”, lembrou o diretor-geral Sandro de Lima em sua fala que precedeu a palestra sobre as ações de prevenção ao uso abusivo de drogas no contexto educacional.

O tema que é trabalhado no IFG-câmpus Cidade de Goiás desde 2013 foi relembrado pela psicóloga Cláudia Trindade que fez um resgate de todas as ações desenvolvidas na instituição até o ano passado. Após sua fala, o defensor público Tiago Gregório e a musicoterapeuta e coordenadora do CAPS/Girassol de Goiânia (Unidade de atendimento a crianças e adolescentes usuários de drogas) Sheila Alves falaram sobre o tema em suas respectivas áreas de atuação com algumas dicas que podem ser aplicadas no contexto escolar.

“A criança e o adolescente deve ser enxergado como um cidadão, portador de direitos. É necessário desenvolver projetos e ações que tenham como princípio o diálogo, a construção conjunta pois isso melhora a adesão desses sujeitos a uma narrativa que eles tenham ajudado a construir”, ressaltou Tiago.

Sheila contou sobre a experiência e a metodologia de trabalho desenvolvida no CAPS. “O que percebemos que é realmente efetivo no combate ao abuso de drogas é o fortalecimento do sujeito, da família e da comunidade, é o desenvolvimento da autonomia e não a abstinência que protege os adolescentes”.

Na manhã de hoje a equipe do SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) está presente no evento para ajudar a firmar ações que priorizem os hábitos alimentares saudáveis entre a comunidade acadêmica em parceria com os docentes do curso técnico em agroecologia e do bacharelado em agronomia. O objetivo é formar uma comissão que elabore projetos de alimentação saudável ligados à produção agroecológica da agricultura familiar do município.

No período da tarde haverá a elaboração dos planejamentos acadêmicos e administrativos.

Veja mais fotos no Facebook do IFG

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás