Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Agro Centro-Oeste Familiar reúne ideias, produtos, mostras, boas práticas e muita troca de experiências
FEIRA

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 16h40 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 11h49

Aqui tem feira, aqui tem diálogo, aqui tem artesanato, aqui tem café, aqui tem doces, aqui tem estudante, aqui tem professores e servidores, enfim, aqui tem ensino, pesquisa e extensão. São ações que se integram em um misto de propósitos, diversão, trabalho e muita, mas muita vontade de aprender e distribuir conhecimento. Isso (tudo) representa um pouquinho da participação do Instituto Federal de Goiás (IFG) na Agro Centro-Oeste familiar 2019, que começou na manhã de hoje, 29, no Campus Samambaia da Universidade Federal (UFG), em Goiânia.

Em um misto de conversas, troca de experiências, música e dança, o dia de atividades do IFG no evento teve início com a roda de conversa Empoderamento das agricultoras familiares: desafios, possibilidades, troca de saberes e experiências. Promovida pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde (Siass), em parceria com servidores da Instituição e os movimentos Mulheres Guerreiras de Canutos (MST) e o Movimento de Cultura Popular (MCP), a ação realizou inicialmente uma dinâmica com dança e música, para gerar descontração, seguida da divisão em duplas para que as integrantes se conhecessem melhor.

Uma das participantes, Angélica Francisca Mendes Mamede, é estudante da UFG. Ela veio do Acre e está cursando doutorado em Biologia. Neta do ambientalista Chico Mendes, ela conta que se interessou pela roda de conversa porque sua mãe é agricultora familiar e que pretende levar o assunto para sua cidade. Integrante do Comitê Chico Mendes, quer levantar informações sobre a perspectiva da mulher na agricultura familiar. “A gente quer começar a fazer uma horta na escola, fazemos trabalhos com educação ambiental, não tenho muito conhecimento em ecofeminismo, mas quero aprender”, ressalta a estudante.

A nutricionista do IFG Ariandeny Furtado, que conduziu as ações da roda de conversa, destaca que a partir das dinâmicas realizadas foi possível trabalhar com o cuidado, a escuta, lembranças e trocas, enfatizando a necessidade de fortalecer o grupo. Já a agricultora Marqueze Belo lembra que o termo ecofeminismo surgiu em 1974 e que representa a presença da mulher na agricultura, mostrando a ligação dela com a natureza e com a terra. “Tem tudo a ver, a mulher tem ligação direta com a terra”, ressalta.

Participação

E não tem apenas servidor na Agro Centro-Oeste não, tem caravana vinda dos câmpus para participar das oficinas, do Dia de Campo e para receber conhecimento. As estudantes do segundo ano do técnico em Agroindústria, do Câmpus Inhumas, Noemi Palhares e Allyne Pereira de Siqueira estão na expectativa de aprender. “É a primeira vez que a gente participa, viemos pra oficina de Gastronomia e vamos aproveitar pra fazer um tour pela agronomia”, comentam. A turma veio acompanha das professoras Darlene Ana de Paula (Biologia) e Maria Angélica Peixoto (Sociologia do Campo). Elas realizam um trabalho integrado com as turmas, uma mostrando partes da produção agrícola e a outra, o processo de modernização nas atividades da agricultura familiar. Darlene afirma que o evento é uma oportunidade única que os estudantes têm, pois “ele traz possibilidades de contato com a pesquisa. Os alunos ficam empolgados, inclusive porque muitos nunca tinham nem saído da cidade”, comenta.

Servidor do Câmpus Cidade de Goiás, Carlos de Melo Silva Neto é tecnólogo em Agroecologia e também produtor de café. Ele levou para expor na feira doces, frutas, verduras, pães, tudo produzido pelos estudantes do técnico em Agroecologia.

Espaço da Instituição

A tenda do IFG montada na Agro Centro-Oeste Familiar ficou movimentada durante todo o dia. A equipe da Pró-reitoria de Extensão, servidores da Instituição e estudantes do Câmpus Cidade de Goiás estão durante todo o dia desenvolvendo ações, como exposição de artesanato e produtos diversos, oficinas e roda de conversa.

Estudante do terceiro período do curso técnico em Artesanato, Eva Aparecida Ferreira Leite pontua que o evento representa uma diversidade e uma oportunidade pra ela ter contato com pessoas de várias cidades e estados. Fora isso, que o curso representa a parte acadêmica que faltava a ela. “É um aprendizado pra gente, que era sempre na prática e agora também aprendemos na teoria”, pontua.

Sobre a participação do IFG na feira, a nutricionista da Pró-reitoria de Extensão do IFG, Renata David de Moraes, uma das responsáveis pela Agro Centro-Oeste no âmbito do IFG/Proex, destaca que esse é o ano em que houve maior mobilização com atividades institucionais no evento. Além da presença dos câmpus (Goiânia, Cidade de Goiás, Inhumas, Uruaçu, Formosa, Aparecida e Valparaíso), o IFG também está apoiando com o fornecimento de alimentação para cerca de 150 agricultores familiares diariamente, com a equipe do curso técnico em Cozinha, do Câmpus Goiânia.

A Agro Centro-Oeste Familiar conta ainda com a participação do Instituto Federal Goiano, a UFG e de diversos parceiros. A abertura oficial será realizada às 16 horas de hoje, contará com a presença do reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. As atividades serão realizadas até o dia 1º de junho, no Centro de Eventos da UFG.

Veja a programação das atividades do IFG na Agro Centro-Oeste.

Veja a programação completa do evento.

Veja mais fotos em nosso álbum no facebook.

Eva Aparecida, da Cidade de Goiás

Noemi Palhares e Allyne Pereira de Siqueira

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.