Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Três palestras são realizadas na Semana de Computação
SECOMP

Três palestras são realizadas na Semana de Computação

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h37 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 12h03

A abertura oficial da XIV Semana de Computação (Secomp) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí foi realizada nesta quinta-feira, 27 de junho. Os participantes do evento puderam acompanhar três palestras, além do sorteio de brindes. A programação da Secomp segue nessa sexta-feira, com o encerramento dos minicursos e outras três palestras.

O professor Renato de Oliveira Abreu, presidente da comissão organizadora, destacou a relevância do evento “trazemos para Jataí um evento de alto nível, que debate o desenvolvimento de softwares e a consistência do mercado para aqueles que não podem sair da cidade”, celebrou. Além disso, ele explicou que as palestras começariam naquele momento, mas que desde segunda as atividades da Secomp tinham começado com minicursos e maratona de programação.

A palestra “Learning to rank: encontre sua agulha no palheiro” foi proferida pelo professor Daniel Xavier de Souza, do Câmpus Anápolis do IFG. Daniel fez a contextualização da temática aprendizagem de máquina e também apresentou aplicativos utilizados nas máquinas de busca.

Daniel também ressaltou o alcance que o campo da programação chegou. “há alguns anos falávamos apenas dos grandes festivais de rock, mas hoje temos por exemplo a Câmpus Party, que coloca em jogo inovações do desenvolvimento de soluções”, finalizou.

“Como nascem os games”, foi o tema da segunda palestra da Secomp, proferida pela professora Clarissa Avelina Xavier de Carvalho. Clarissa é egressa do curso de Sistemas de Informação do Câmpus Jataí e tratou do mercado de jogos. A professora da Universidade de Rio verde provocou os participantes perguntando sobre as duas pontas do mercado de games: jogadores e desenvolvedores.

Clarrissa fala sobre o mercado de games
Clarissa fala sobre o mercado de games

Nesse sentido, Clarissa expôs a relevância do mercado de jogos, a taxa de crescimento desse mesmo mercado e a capacidade que ele tem de se renovar. “Hoje o mercado mundial de games movimenta mais financeira que a indústria do cinema”, explicou. Assim ela descreveu o processo de criação de jogos e sua colocação no mercado.

Por fim, Leandro Roberto da Silva, falou sobre “Tecnologias com Colaboração no Setor Público”. Leandro é servidor da Câmara Municipal de Jataí e também egresso do Câmpus Jataí, onde cursou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Acesse as fotos

Veja o que já publicamos sobre a Secomp

Acesse o site da Secomp

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí