Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Intercambistas participam de oficinas culturais no IFG Aparecida de Goiânia
INTERCÂMBIO

Intercambistas participam de oficinas culturais no IFG Aparecida de Goiânia

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 17h13 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h08

A iniciativa foi de professora do curso de Letras do Câmpus Goiânia

Intercambistas da Tailândia, Hong Kong, Alemanha e Itália, que estão no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia pelo AFS, com professora e alunas do curso de Letras do Câmpus Goiânia

Os cinco estudantes intercambistas que frequentam aulas atualmente no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia participaram de oficinas culturais na segunda e na terça-feira, dias 18 e 19 de outubro, conduzidas por estudantes do curso de Letras do Câmpus Goiânia. A atividade foi coordenada pela professora Paula Graciano, que ministra a disciplina Estágio de Português como Língua Estrangeira. Os intercambistas falaram de aspectos da cultura de seus respectivos países e aprenderam um pouco mais sobre a cultura brasileira.

Kittinan Thunyalux e Wichaphat Sungcheen (Tailândia), Yung Chu (Hong Kong), Jody Bieber (Alemanha) e Samanta Ponce (Itália) estão no Brasil pela organização American Field Service (AFS). Nas oficinas realizadas esta semana no IFG Aparecida, eles escolheram temas específicos e falaram sobre eles às estagiárias e à professora utilizando fotos, vídeos e, principalmente, as habilidades que estão desenvolvendo para comunicação em Português. Algumas curiosidades apresentadas foram a festa tailanadesa de Phi Ta Knon, que é um festival de máscaras, com música e dança, a culinária honconguesa e até sobre San Donnino, o santo padroeira da cidade italiana de Fidenza.

Perspectiva intercultural

A cultura de Goiás e do Brasil, por sua vez, foi apresentada em música, vídeos, decoração do ambiente e comidas típicas. Sobre a cultura goiana, as estagiárias falaram da Romaria de Trindade e da Pecuária de Goiânia. Já sobre a cultura brasileira, elas falara sobre a Festa Junina. Nos dois momentos, os estudantes puderam fazer a degustação de doces, pipoca e outros alimentos tradicionalmente consumidos nas ocasiões destacadas. “Foi perfeito”, comentou o tailandês Wichaphat, carinhosamente chamado de Erik. A italiana Samanta Ponce disse ter gostado muito da atividade, principalmente das informações que obteve sobre a Festa Junina e também de falar um pouco da cultura de seu país.

A professora Paula Graciano conta que o trabalho está sendo realizado também em outros câmpus do IFG onde estudam intercambistas, com diferentes grupos de estagiários de Português como Língua Estrangeira. Ela explica que o objetivo é possibilitar que o idioma seja aprendido numa perspectiva intercultural. Para a estagiária Amanda Cristina, a atividade é como aprender a ressignificar a própria língua. “Para nós, como estagiárias, é como reaprender a nossa língua, porque é muito diferente ensinar Português para estrangeiros”, diz a acadêmica de Letras, ao ressaltar a importância dessa experiência. Estiveram também presentes no IFG Aparecida, as estagiárias Angélica Lourenço e Fabiana Pedraza.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia