Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Desafios do professor para educação de qualidade marcam abertura da Semana de Pedagogia Bilíngue
Início do conteúdo da página
Inclusão

Desafios do professor para educação de qualidade marcam abertura da Semana de Pedagogia Bilíngue

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 12h09 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 12h29

O evento está contando com a participação de alunos do IFG e de outras instituições, como UFG, UEG e CAS

A conferencista da abertura da Semana, professora Walderês Nunes Loureiro, recebeu uma lembrança do IFG Aparecida de Goiânia, das mãos da aluna Cristiane Melo e Silva, do curso de Pedagogia Bilíngue

“Escola pública de qualidade para todos ainda é uma utopia. É uma luta muito grande, mas que a gente tem que fazer”. A declaração é da professora Walderês Nunes Loureiro, doutora em Educação, que ministrou a conferência de abertura da 3ª Semana de Pedagogia Bilíngue Libras/Português do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia, na noite desta terça-feira, 20. Com o tema “Identidade e Formação Docente”, o evento prossegue até dia 22, com ampla programação, incluindo palestras, oficinas e apresentação artística.

“A função de ensinar é diferente da função de professor. Professor é mais que ensinar” -  professora Walderês Nunes Loureiro

Em sua conferência “Formação Docente: Carreira, Condições de Trabalho e Desafio Profissional”, Walderês Nunes Loureiro discorreu sobre a história da formação de professores no Brasil e destacou a necessidade da formação continuada para todas as profissões. A professora falou de sua experiência profissional e também da gestão como secretária municipal de Educação em Goiânia, no período de 2001 a 2005, quando foi buscada a autonomia dos professores, que puderam passar a pesquisar e produzir teoria – como é comum entre professores universitários – e não ficarem apenas em sala de aula. “A função de ensinar é diferente da função de professor. Professor é mais que ensinar”, destacou ela, afirmando que o profissional precisa estudar sobre teorias da aprendizagem, psicologia e outros assuntos.

Walderês, entretanto, afirmou que a formação não basta para melhorar a qualidade da educação pública. Ela enfatizou a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos professores, incluindo remuneração e carreira. A professora citou a baixa procura pelos cursos de licenciatura e a alta evasão na profissão nos primeiros anos de trabalho. A saída, conforme afirmou, é a união da categoria e a luta coletiva, incluindo o engajamento dos pais de alunos. “São as lutas da categoria que vão garantir as conquistas”, disse Walderês Loureiro.

 

Educação inclusiva

A conferencista comentou que as barreiras discriminatórias na educação, como a surdez, a cegueira e as deficiências motoras, são ainda mais agravadas quando o aluno é desfavorecido economicamente. Ela parabenizou o Instituto Federal de Goiás e o Câmpus Aparecida de Goiânia pela coragem de abraçar o desafio de implantar o curso de Pedagogia Bilíngue. Integraram também a mesa de abertura da 3ª Semana de Pedagogia Bilíngue a diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira, a coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue, professora Aleir Ferraz Tenório, e o coordenador de Registros Acadêmicos da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFG, Thiago Wedson Hilário, que representou a pró-reitora Adriana dos Reis Ferreira.

A diretora-geral Ana Lucia Siqueira disse ser uma felicidade para o Câmpus realizar a 3ª Semana de Pedagogia Bilíngue. Ela ressaltou que o curso é ao mesmo tempo um desafio e um diferencial positivo para a Instituição, por formar educadores das séries iniciais que vão proporcionar a educação verdadeiramente inclusiva onde estiverem inseridos. Thiago Hilário falou da importância do tema do evento e ressaltou que a Pró-Reitoria de Ensino está atuante para aprimorar o trabalho pedagógico nos câmpus. A coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue, Aleir Ferraz Tenório, destacou a programação do evento e pediu a todos que participem das atividades previstas.

Após a conferência de abertura, a palestrante Walderês Loureiro recebeu uma lembrança do Câmpus, das mãos da aluna Cristiane Melo e Silva, do curso de Pedagogia Bilíngue. Foi aberto em seguida um espaço para perguntas e diálogo do público com a conferencista.  A Semana de Pedagogia Bilíngue está contando com a participação de alunos dos cursos de licenciatura em Pedagogia Bilíngue e Dança, do IFG Aparecida de Goiânia, e também de alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e outros visitantes.  Foi o caso de Silvana Guimarães, que é pedagoga e aluna do CAS. Ela soube do evento pelas redes sociais e está participando com a expectativa de ampliar conhecimentos na área de educação para surdos. Uma das convidadas, aluna do curso de Letras-Libras na UFG, tinha também problema de visão e recebeu apoio da aluna Mônica Alves, do 3º período do curso de Pedagogia Bilíngue, para a tradução tátil, em que o intérprete segura as mãos da outra pessoa para que ela perceba os sinais pelo toque.

 

Próximas atividades

Questões relacionadas à Surdo-Cegueira serão tratadas em oficina nesta quarta-feira. No mesmo dia, serão realizadas também as oficinas de Contação de Histórias, Português para Surdos e Brinquedos e Brincadeiras. Na quinta-feira, último dia do evento, será apresentada a palestra –performance “Por menores: Relatos poéticos do intercâmbio com o grupo Dançando com a Diferença”, com a professora Marlini Dornelas de Lima (UFG), e a mesa-redonda “Saberes Docentes na Educação Bilíngue”, coordenada pela professora Késia Mendes Barbosa (IFG) e com participação dos professores Renata Rodrigues de Oliveira Garcia, Inácio Antônio Athayde Oliveira, Núbia Guimarães Faria e Thiago Cardoso Aguiar.

 

Confira nos links abaixo as imagens da programação do evento:

imagens da conferência de abertura (dia 20/06)

imagens das oficinas e apresentação cultural (dia 21/06)

imagens da palestra-performance e mesa-redonda (dia 22/06)

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página