Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Jataí celebra Dia Nacional de Surdos

Câmpus Jataí celebra Dia Nacional de Surdos

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 11h10 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 11h10

O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí promoveu no dia 24 de setembro de 2019 o II Encontro Regional em Comemoração ao dia Nacional de Surdos. O evento foi organizado no âmbito do curso de extensão “A Instituição Pública como espaço para o ensino da cultura surda e seus artefatos”. A celebração foi realizada no auditório da Unidade Riachuelo.

A atividade reuniu performances teatrais, piadas, dinâmicas de grupo e mesa redonda com temáticas afins à cultura surda. Os estudantes do curso de cultura surda apresentaram três pequenas esquetes, com as temáticas: cadeira, montanha e hospital.

Os professores Gilmar Garcia, Joel Sacramento e Marco Aurélio Máximo foram os expositores na mesa redonda “O bilinguismo como meio de empoderamento do sujeito surdo”. Gilmar explanou sobre  bilinguismo, Joel sobre tecnologias e Marco Aurélio sobre visibilidade da cultura surda.

Mesa redonda
Mesa redonda "O bilinguismo como meio de empoderamento do sujeito surdo"

Todo o evento foi realizado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com tradução simultânea para em língua portuguesa. A professora Kamilla Garcia, do Câmpus Jataí explicou. “esse é um evento para a comunidade surda, em homenagem ao dia dos surdos. É fundamental que ele seja realizado na primeira língua das pessoas surdas e é também um momento para invertermos a lógica, os ouvintes se sentirem fora do seu ambiente de segurança”, finalizou.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí