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Professor do Câmpus Anápolis publica artigo em revista internacional

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 14h24 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 16h42

Fruto de parceria entre o IFG e a Universidad Autônoma de Madrid (UAM), o artigo é o primeiro trabalho publicado em conjunto pelos pesquisadores

Os professores Alessandro Oliveira, do IFG-Anápolis, e Joaquín Paredes Labra, da Universidad Autônoma de Madri (UAM), publicaram o artigo “Preparing Public Pedagogies with ICT: The Case of Pesticides and Popular Education in Brazil” no periódico internacional Sustainability, de Qualis relevante na área da publicação.

O paper configura o primeiro trabalho publicado no processo de parceria e colaboração em pesquisas que os pesquisadores iniciaram em fevereiro deste ano, quando da visita do Doutor Joaquín Paredes-Labra ao Brasil. Na ocasião, ele veio para a constituição da “Rede Internacional de Conexão e Estudos sobre o Uso de Agrotóxicos nas Américas e União Europeia”, coordenada pelo gerente de Pesquisas, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Anápolis.

Naquele período, aconteceram visitas dos pesquisadores a escolas rurais e localidades de produção agrícola familiar, bem como, reuniões de trabalho, com a participação de estudantes/professores- pesquisadores de vários câmpus do IFG e universidades para o levantamento de ideias e definição de ações na estruturação da Rede.

Dessas vivências emergiram ideias e contribuições relevantes dos participantes no âmbito da educação popular e ensino de Ciências. Dentre elas, os componentes decidiram ação conjunta entre professores e estudantes do Brasil e Espanha para a elaboração de materiais didáticos,  desenvolvimento de tecnologias de comunicação e informação, formação de professores, desenvolvimento de técnicas de análises de contaminação dos solos, água e alimentos e educação popular na divulgação da Ciência.

 

O artigo

O artigo “Preparing Public Pedagogies with ICT: The Case of Pesticides and Popular Education in Brazil” relata as experiências (exitosas e dificuldades) que emergem nesse processo de interação entre os dois países no desenvolvimento de atividades e instrumentos a serem utilizados em realidades parecidas.

 

Concurso de vídeos

Uma destas atividades corresponde ao lançamento em novembro de um concurso de vídeos  entre os estudantes de escolas rurais no Uruguai, México, Colômbia, Brasil e Espanha, cujo intuito é apreender situações de riscos a exposição aos agrotóxicos vivenciadas pelos trabalhadores rurais.

Os vídeos serão lançados em uma plataforma virtual que está sendo desenvolvida pelos estudantes Carlos de Lima e Matheus Evangelista, do Curso de Ciências da Computação do IFG Anápolis, em trabalho com os estudantes do Grupo de Pesquisas do professor Joaquin Paredes, em Madri.

Segundo o professor Alessandro Oliveira: “Esta experiência de trabalho com outros países tem ampliado a visão de todos, inclusive a minha. É muito bom perceber que nossos estudantes ‘não ficam para trás’. Acredito que ainda há muito o que fazer, mas estes primeiros contatos já têm entusiasmado nossos estudantes nos países envolvidos”.

 

Acesse o artigo aqui.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

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