Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Princípios de Agroecologia é tema de palestra do projeto "Horta Solidária"

Princípios de Agroecologia é tema de palestra do projeto "Horta Solidária"

Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 17h48 | Última atualização em Sábado, 22 de Maio de 2021, 18h35

Ocorre nesta quinta-feira, 20 de maio, a palestra Princípios de Agroecologia, como parte do projeto de Extensão Horta Solidária. Os professores Hildeu Assunção e Mariza Dias do Neaf/UFJ e ênio Rodovalho da (Ama Rio) serão os responsáveis pela atividade que poderá ser acompanhada por meio de vídeo conferência

Com base agroecológica o Agricultoras Urbanas visa formar para a produção e manipulação de alimentos que possam proporcionar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social no município de Jataí. Segundo a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão do câmpus, professora Marluce Silva Souza atenderá prioritariamente a população da chamada invasão do frigorífico "que é uma área favelizada, com cerca de 280 famílias. Além disso, parte das vagas serão distribuídas pelo juizado da mulher", explica.

As inscrições para as atividades presenciais e virtuais podem ser realizadas no site. A Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal  de Jataí, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, AMA-RIO  e a Secretaria do Meio Ambiente de Jataí são parceiras do IFG na realização do projeto.

ABERTURA

O projeto foi iniciado na última terça-feira, 18 de maio, em live transmitida nos canais do IFG Câmpus Jataí, do Projeto Colmeia e da TVM WebTV. Participaram da abertura a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão do IFG, professora Marluce Silva Souza; a vice-reitora da UFJ, professora Giulena Rosa Leite; a presidente da associação do bairro nova esperança, Valdenida Rosa e  a representante do projeto Colmeia, advogada Laylla Millena Oliveira Gomes. ]

A professora Marluce Silva Souza ressaltou que o projeto permitirá opções para "ampliar a riqueza nutricional, reduzir a fome e permitir a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e, futuramente, gerar renda para essas comunidades", explicou. Também foi ressaltada a importância da luta pela terra e da agricultura familiar.

Além disso, dúvidas dos participantes foram respondidas.

Na quarta, 19 de maio, a primeira atividade de ensino foi realizada com a oficina de Compostagem ministrada pelas professoras Alline Braga SIlva e Kênia Pereira Alves Lacerda, do IFG.

Semana 1
- 18/05, 19h - Abertura online - Projeto Colmeia (Acesse aqui: Abertura)
- 19/05, 14h - Oficina online de Compostagem, com Alline Braga e Kênia Lacerda, do Grupo de Pesquisa Nepema (IFG) (Acesse aqui Oficina de Compostagem).
- 20/05,19h - Palestra online Princípios de Agroecologia, com Ênio Rodovalho, Mariza Dias e Hildeu Assunção.

Semana 2
- 24/05, 14h - Palestra online Olericultura, com equipe do Senar.
- 25/05, 14h - Palestra online Cultivo orgânico de Plantas Medicinais, com equipe do Senar.
- 27/05, 19h - Palestra online Hidroponia, com equipe do Senar.

Semana 3
- 31/05, 18h - Minicurso online Comida Viva: germinação de brotos, com Carla da Hora (@verdurinha.horta.em.casa).
- 01/06, 14h - Oficina presencial Branqueamento/Aproveitamento de alimentos, com Lázara Batista (UEG).
- 02/06, 18h - Minicurso online Comida Viva: germinação de brotos, com Carla da Hora (@verdurinha.horta.em.casa).
- 03/06, 18h - Minicurso online Comida Viva: germinação de brotos, com Carla da Hora (@verdurinha.horta.em.casa).

Semana 4
- 08/06, 8h às 17h - Treinamento presencial de Olericultura, na Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, com equipe do Senar.
- 09/06, 8h às 17h - Treinamento presencial de Olericultura, na Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, com equipe do Senar.
- 10/06, 8h às 17h - Treinamento presencial de Olericultura, na Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, com equipe do Senar.
- 11/06, 14h - Implantação de horta no Setor Nova Esperança (Faeg/IFG)
- 12/06, 14h - Implantação de horta no Setor Nova Esperança (Faeg/IFG)

IFG

Projeto Colmeia