Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Jataí conclui instalação de sistema de energia solar na Unidade Flamboyant
Início do conteúdo da página
SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA

Câmpus Jataí conclui instalação de sistema de energia solar na Unidade Flamboyant

Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 16h02 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h34
imagem sem descrição.
“O recurso economizado com essa ação será em torno de R$ 240 mil por ano"

 

No decorrer dos últimos três anos, o IFG/Câmpus Jataí, por meio de um projeto institucional coordenado pela Pró-Reitoria de Administração, realizou uma série de ações em prol da sustentabilidade e da redução dos gastos com energia elétrica pela Instituição. No âmbito do Câmpus Jataí, o projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás” foi coordenado pela Gerente de Administração, Tattiana Fernandes, e contou com a assessoria dos professores José Antônio Lambert e André Luiz Silva Pereira, ambos da área de Engenharia Elétrica.

Já no ano de 2018, o projeto propiciou a substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED na Unidade Flamboyant, o que significou um importante avanço quanto à economicidade e à atuação sustentável do Câmpus. A partir de 2019, foram realizadas ações de configuração do sistema e de instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar nos diferentes blocos da Unidade. No dia 15 julho de 2021, o processo foi finalizado, com a ligação do sistema pela empresa Enel.

Com a finalização do projeto, o Câmpus Jataí fará uma economia mensal de aproximadamente R$ 20 mil, até então aplicados no pagamento de faturas de energia elétrica da Unidade Flamboyant. Os recursos economizados poderão ser remanejados para outras importantes demandas das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus.

A Diretora-Geral do Câmpus Jataí, professora Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, avalia que “o projeto é uma ação de grande importância para a Instituição e só foi possível graças à expertise dos docentes do IFG na área de Engenharia Elétrica, o que se somou a uma visão sustentável de gestão”. 

A Gerente de Administração, Tattiana Fernandes, salienta a importância da colaboração dos professores José Lambert e André Luiz Pereira, que prestaram uma valiosa assessoria técnica à implementação do projeto, o qual beneficiará o Câmpus Jataí e outras unidades do IFG.

 

Imagens: Professor Fausto Oliveira Carvalho

Gabinete da Direção-geral do Câmpus Jataí

 

Fim do conteúdo da página