Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > R(e)existências de corpos e saberes é tem da XII Consciência Negra
NOVEMBRO NEGRO

R(e)existências de corpos e saberes é tem da XII Consciência Negra

Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 17h58 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 18h02

O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí realiza nesta semana a XII Consciência Negra que em 2021 tem como tema “R(e)existências de corpos e saberes”. O evento começa na próxima quinta-feira, 18 e segue até sábado. A programação contará com rodas de conversa, minicursos e oficinas.

Organizado por servidores e estudantes do câmpus Jataí e pela Comissão Local da CPPIR o evento também tem parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Jataí, que participou da concepção da intervenção que carrega o título da Consciência Negra. A instalação representará a poesia de mulheres negras.

Toda a programação do evento será realizada de forma virtual, exceto a Instalação Poética. Para participar das rodas de conversa, as pessoas interessadas podem apenas acessar o canal do Câmpus Jataí no Youtube. Já para as oficinas, será necessário inscrição no link disponibilizado no site e nas redes sociais.

A Consciência Negra é um evento que celebra a memória de Zumbi dos Palmares e de lutadoras e lutadores do povo preto, marcadamente apagados pela história oficialesca do nosso país. Realizada desde 2009, as duas últimas edições do evento ocorreram no formato remoto por conta da pandemia do novo corona vírus.

PROGRAMAÇÃO

Na quinta-feira, serão oferecidas duas oficinas “Consciência Negra através das histórias em quadrinhos”, ministrada por Marcos Antônio; e “Percursão em casa. Frases e ritmos brasileiros”, ministrada pelo professor Abílio Carrascal, do Câmpus Águas Lindas. A abertura oficial ocorrerá a noite com a roda de conversa que da nome ao evento, em que as professoras Edimaci Teixeira Barbosa Leite, Luciana Aparecida Elias (UFJ) e Rita Rodrigues de Souza (IFG).

Na sexta, às 8h, ocorrerá mais uma roda de conversa, com os professores Amélia Vitória de Souza Conrado (UFBA) e Kemuel Kesley Ferreira dos Santos (IFG). No período vespertino a oficina “Introdução à técnica de aquarela”, ministrada pela artista plástica Aliane Maia. A noite, o professor Kemuel Kesley ministra a oficina “Musicalização através de jogos musicais e ritmos afro-brasileiros”.

Por fim, no sábado, a roda de conversa “Compartilhando histórias de R(e)existências contará com a presença de Graciela Francisco Pereira, Wanderleia dos Santos Rosa(quilombola kalunga) e a professora Lilian Fabiana  Barbosa Souza. Além da roda de conversa, será elaborada uma carta-manifesto sobre as questões de diversidade étnico-racial no IFG.

Inscrições para o evento

Coordenação de Comunicação Social-Câmpus Jataí