Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestras tratam da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar
RETORNO GRADUAL

Palestras tratam da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar

Publicado: Domingo, 13 de Março de 2022, 11h03 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 10h10

Durante a Semana de Planejamento Acadêmico do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) foram realizadas palestras e oficinas para atender às demandas da inclusão de pessoas com deficiência na Instituição. "A diferença como caminho para a igualdade" foi o tema da palestra proferida pela professora Rutiléia Maria Vital. Já Diovana Tiago palestrou sobre "A pessoa autista no Ambiente Escolar".

Rutiléia é cega e ocupa a coordenação de Ações Inclusivas e Diversidade do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A professora foi acompanhada por Patrícia, também servidora do IFTM que atua como ledora. A palestra tratou das demandas especificas das pessoas com deficiência, mas Rutiléia destacou que "a Educação inclusiva não pauta só as pessoas com deficiências, mas as diversas minorias sociais", explicou.

Ela realizou uma dinâmica em que os ouvintes da palestra deveriam identificar as deficiências ilustradas por uma série de frases apontadas na sua apresentação. Também apontou que As deficiências não definem os indivíduos, mas expressam barreiras sociais que são indiferentes às singularidades de cada indivíduo.  Além da palestra, de Rutileia, os servidores do Câmpus participaram da oficina "Práticas de ensino para o atendimento de estudantes com deficiência visual".

O autismo foi o tema da palestra de Diovana Tiago. Diovana é historiadora e doutoranda em Educação, além de ser mãe de autista. Como egressa do câmpus Jataí celebrou o júbilo de retornar à Instituição "é muito bom estar de volta ao câmpus para falar com muitos que foram meus professores e também colegas de trabalho, quando ministrei aulas de história no IFG", destacou.

Diovana focou sua palestra nos aspectos de comunicação, sociabilidade e caminhos potenciais para aprendizagem. O foco no autismo como debate da semana de planejamento ocorreu porque o Câmpus Jataí receberá a partir desta segunda-feira dois estudantes autistas no curso técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática. Os estudantes, que são gêmeos, são egressos da Escola Estadual Polivalente Dante Mosconi, que funciona em convênio entre o IFG e a Secretaria Estadual de Educação de Goiás.

Na sexta-feira, os professores do MSI que ministrarão aulas para os novos estudantes autistas do Câmpus fizeram a primeira socialização com os alunos, também na Unidade Riachuelo e acompanhados pela família dos estudantes e pelos professores que atuaram com eles no Dante Mosconi.

Assista à Palestra "A Diferença como caminho para a igualdade"

Assista à Palestra "A pessoa autista no Ambiente Escolar"

Slides da palestra A diferença com caminho para a igualdade

Slides da oficina de Práticas Inclusivas