Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus lança campanha contra intimidação sistemática
BULLYING

Câmpus lança campanha contra intimidação sistemática

Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 10h56 | Última atualização em Sexta, 27 de Maio de 2022, 10h41

Xingamentos, apelidos ofensivos, ameaças, intimidações, agressões físicas, invenção de boatos, humilhação pública, roubo ou destruição de objetos pessoais. Estas são algumas características do que se chama de bullying. O combate à intimidação sistemática é o objetivo da campanha que o  Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) lança hoje.

A campanha será realizada em parceria entre a Coordenação de Assistência Estudantil e Serviço de Psicologia (CAE/SP), Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (Caped) e Coordenação de Comunicação Social (CCS).A campanha foi lançada com distribuição de panfletos físicos, posts nas redes sociais e nos painéis eletrônicos do Câmpus, além disso serão realizados momentos formativos para servidores e estudantes ao longo do ano.  O lançamento ocorre nesta quinta-feira pois 7 de abril é o “Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola”.

A data foi estabelecida pela Lei nº 13.277/2016, que foi sancionada  exatos cinco anos depois do massacre do Realengo. O  Massacre ocorreu em uma escola municipal no bairro do Realengo, no Rio de Janeiro. Em 7 de abril de 2011, 12 crianças foram assassinadas e 12 ficaram feridas com o ataque de um ex-estudante, vítima de bullying.

O bullying também pode ser chamado de intimidação sistemática e, segundo a definição da Lei , é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, conforme definido pela Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).

Também instituído na lei, se faz necessária a integração dos meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade, a fim de identificar e conscientizar o problema e como preveni-lo e combatê-lo. Em caso de identificação de vítimas e/ou agressores, incentiva-se que os casos sejam relatados e imediatamente tratados pela direção da escola e/ou dos responsáveis direitos dos envolvidos, como forma de exemplo e a fim de que outros alunos reiterem seus atos.

Evaldo Gonçalves - Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí