Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Trilhas na Mata do Açude marcam Semana do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página
Semana do Meio Ambiente

Trilhas na Mata do Açude marcam Semana do Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 10h17 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 10h17
imagem sem descrição.

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás realiza desde o dia primeiro de junho atividades locais da II Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG. A programação local conta com rodas de conversa, palestras, trilha ecológica e o I Encontro de Protetores de Animais Domésticos de Jataí. O tema da Semana é  Alternativas socioambientais e tecnológicas na defesa das águas urbanas. Realizado pelos câmpus Águas Lindas, Formosa, Jataí, Luziânia e Senador Canedo, com colaboração do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG (IESA/UFG).

Na quarta, dia primeiro, ocorreu a palestra "Uso de geotecnologias para mapeamento e análises de uso e ocupação da terra", ministrada pela professora Patrícia Tinoco Santos. A Secretaria de Meio Ambiente de Jataí recebeu a primeira atividade local do evento. Já na quarta-feira, 2 de junho, foi realizada a primeira visita na trilha da Mata Ecológica do Açude em Jataí. A atividade foi destinada aos estudantes do Ensino Médio do Câmpus que puderam conhecer o espaço de preservação da Mata Atlântica em pleno Centro Oeste.

O professor Cristiano Peres Coelho, da Universidade Federal de Jataí (UFJ) guiou os estudantes pelas trilhas da Mata do Açude, apresentando espécies ameaçadas de extinção e espécies endêmicas da mata Atlântica que ocorrem na bacia de rios como o Paraná, interiorizando o bioma que é majoritariamente litorâneo. Outros estudantes participaram das trilhas nesta sexta-feira, às 14 e 16 horas e também no sábado. 

Os grupos de protetores de animais domésticos se reuniram pela primeira vez em Jataí no Auditório da Unidade Riachuelo no sábado, a partir das 8 da manhã. O encontro tem como objetivo minimizar o acúmulo de animais em situação de rua, informar sobre posse responsável e criação de animais domésticos. Temas como Maus tratos, as atribuições da Secretaria de Meio Ambiente em relação à proteção de animais domésticos, a atuação do Centro de Zoonoses, Acumulação de Animais e castração serão debatidos por protetores independentes e o poder público. 

Por fim, na quarta-feira, 8 de junho, ocorrerá a roda de conversa "Práticas de Educação Ambiental em Escolas Públicas". Esta atividade ocorrerá de forma online, no canal do Câmpus Jataí no Youtube e reunirá a professora Oneida Fernandes Pereira, da rede estadual em Goiânia; Mayla Willik Valenti Roese, coofundadora da startup Fubá e Ulysses Gusmão, professor da rede estadual em Jataí. 

Além da programação local, uma série de outras atividades serão realizadas pelos demais câmpus do IFG que organizam a Semana do Meio Ambiente. As demais atividades poderão ser vistas aqui.

 

Coordenação de Comunicação/Câmpus Jataí

Fim do conteúdo da página