Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conferência sobre teoria histórico-cultural abre semana da Licenciatura
SEMLIC

Conferência sobre teoria histórico-cultural abre semana da Licenciatura

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 20h23 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 20h23

A XVIII Semana da Licenciatura e o IV Seminário de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) começou na noite desta quarta-feira, 5 de outubro. O Evento segue até sexta-feira com mesa redonda, oficinas, e apresentações orais. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Unidade Riachuelo e contou com apresentação musical, além de palestra do professor André Luiz Araújo Cunha, do IFGoiano, que falou sobre os "Desdobramentos da teoria histórico-cultural no contexto da educação básica: contribuições do sistema de Ensino Elkonin-Davydov.

O Diretor-Geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza abriu a Semlic celebrando a nova alcançada pelo Programa de Pós-Graduação na quadrienal da Capes "Mantivemos a nota do programa e, dessa forma, nós seguimos no desafio de consolidar a educação para Ciências e Matemática", afirmou. Ruberley também destacou o histórico da área no Câmpus, desde a implantação da licenciatura em Ciências até a abertura do Doutorado em Educação para Ciências e Matemática que é o primeiro doutorado do IFG.

Já o professor Paulo Henrique de Souza, coordenador do programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática falou sobre os desafios de retomar o evento presencialmente, depois do período de distanciamento social provocado pela pandemia da Covid "Precisamos lembrar o quanto é desafiante voltar a realizar a Semlic e o Seminário de Pós-Graduação presenciais após  a pandemia. O evento foi financiado pelo edital de ações de extensão da Proex e só a partir desse financiamento pudemos custear as diárias para os palestrantes e o musicista que abrilhanta abertura da Semlic", finalizou. Paulo também relembrou a relevância do trabalho coordenado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus, especialmente a partir da gerente, professora Marluce Silva Souza.

A professora Cristiane de Lima Borges Morais, representante da Secretaria Estadual de Educação de Goiás em Jataí relembrou a parceria histórica entre o IFG e da Seduc "atuamos em parceria, desde a parceria física com o compartilhamento deste prédio com a Escola Estadual Polivalente Dante Mosconi, como também na formação inicial e continuada de docentes, na graduação, pós graduação e também nos projetos de extensão pelos quais sempre somos atendidos", destacou.

O músico Lucas Dourado abriu a Semana de Licenciatura com uma performance no violino elétrico e mobilizou o público com peças como Anunciação  e Bela Ciao. Na apresentação, Lucas falou sobre sua trajetória que partiu da música erudita até alcançar a música popular. Ele destacou que além de tocar violino, faz trabalhos como DJ de música eletrônica.

Já o professor  André Luiz Araújo Cunha, do IFGoiano, falou sobre os "Desdobramentos da teoria histórico-cultural no contexto da educação básica: contribuições do sistema de Ensino Elkonin-Davydov. Ele destacou as diferenças entre o sistema de ensino convencional no Brasil e os múltiplos sistemas de ensino da federação russa, com especial destaque para aqueles sistemas desenvolvidos a partir das perspectivas que nascem com o construtivismo de Vigotsky.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí