Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abraço simbólico marca debate sobre Paz nas Escolas
IFG PELA PAZ

Abraço simbólico marca debate sobre Paz nas Escolas

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 14h18 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2023, 09h17

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou, na última quarta-feira, abraço simbólico durante discussão sobre a cultura de paz nas escolas. A atividade faz parte da ação permanente IFG pela Paz, estabelecida pela Instituição no início de abril. Estudantes e servidores do Câmpus se reuniram na área de Vivência da Unidade Flamboyant para a ação que contou com roda de conversa, apresentação cultural, lanche coletivo, além do próprio abraço simbólico.

O diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza destacou a importância de se construir uma cultura de paz e, especialmente, respeitar as diferenças. "Piadas e brincadeiras deixam de ser divertidas quando ofendem. é preciso que a gente avalie o que vai ser dito na relação com os colegas", explicou. Já o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Felippe Guimarães Maciel falou sobre o espaço em que a ação foi realizada "neste momento trouxemos para construção coletiva e nossas aulas foram realizadas em grupo, na Vivência, para que possamos pensar juntos na construção do IFg como um ambiente seguro para o desenvolvimento de nossas atividades educacionais", finalizou.

O egresso do curso de Engenharia Civil, Vitor Freitas abrilhantou o momento do IFG pela Paz com apresentação musical. Em seguida, o professor Domingos Barbosa dos Santos (Dumas) conduziu as reflexões sobre a construção da cultura de paz. Dumas, que atua na área de Filosofia, reportou-se a filósofos cuja produção teórica envolve a paz enquanto horizonte a ser alcançado. Jean Jacques Rousseau foi um dos teóricos dos quais Dumas tratou.

Após a exposição de Dumas, a conversa ficou aberta aos interessados em elaborar apontamentos sobre a cultura de paz.  A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Marluce Silva Souza aproveitou o espaço para trazer ludicidade, recitando o poemas Versos Íntimos, de Augusto dos Anjos. Já a professora Maria Elisabeth Alves Mesquita Soares, de Geografia, recitou versos de canção de Oswaldo Montenegro.

Por fim, a professora Luciana Martini Bigolin explicou a instalação artística que está ocorrendo no hall de entrada do bloco de sala de aulas (bloco 400). Nela foi feita uma reprodução da obra "A Pomba da Paz' de Pablo Picasso. Além da reprodução das gravuras de Picasso, foram disponibilizadas fitas de papel para que a comunidade do IFG possa escrever a sua conceituação de Paz e integra-las à exposição. Depois do encerramento das falas, a comunidade presente no espaço de Vivência fez um abraço simbólico ao Câmpus Jataí do IFG.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí